Quase um ano após reformulação, Aice chega a apenas 0,5% das famílias que poderiam comprá-lo

O Acesso Individual Classe Especial (Aice) não conseguiu ainda despertar o interesse das famílias de baixa renda, público para o qual ele foi especialmente desenhado. Ou não está sendo adequadamente promovido pelas operadoras.

Notícias relacionadas
Mesmo após sofrer uma reformulação em junho do ano passado que baixou a franquia de 90 minutos para ligações locais para R$ 9,50 sem impostos, o chamado novo Aice somou até o final do ano passado apenas 53,6 mil acessos, de acordo com o Relatório Anual da Anatel divulgado nesta terça, 30.

Pelo cronograma estabelecido pela agência, a oferta do Aice começou para as famílias dentro do cadÚnico com renda de até um salário mínimo. A partir de junho de 2013, as concessionárias deverão ofertá-lo para as famílias com renda de até dois salários mínimos e, a partir de junho de 2014, entra toda a base do programa, algo em torno de 22 milhões de famílias.

O universo de famílias com até um salário mínimo e que residem na área de cobertura do serviço telefônico, segundo o relatório anual da Anatel, é de 9,2 milhões de famílias. Ou seja, o serviço está disponível para 9,2 milhões de famílias, mas apenas 53,6 mil de fato aderiram a ele, aproximadamente 0,50% da base.

O relatório anual não traz uma explicação do porquê do fraco desempenho. Apenas informa que as concessionárias devem divulgar o serviço nas suas páginas na Internet, nos setores de atendimento presencial e eletrônico e por mala direta.

O baixo desempenho do serviço chamou a atenção do Conselho Consultivo. O conselheiro Marcelo Miranda, eleito vice-presidente do Conselho, nesta terça, 30, acredita que o problema pode estar justamente na divulgação. "O Aice é falado desde que o Valente (Antonio Valente, presidente da Vivo/Telefônica) estava na Anatel e continua sendo colocado como uma alternativa. Eu até acho que é uma alternativa, mas os números mostram o contrário. Eu nunca vi concessionária fazer divulgação alguma. Deve ser uma divulgação secreta", disse ele.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!