Publicidade
Início Newsletter UIT vai contratar consultoria para gestão de espectro na Anatel

UIT vai contratar consultoria para gestão de espectro na Anatel

Uma consultoria para auxiliar a gestão de espectro e órbita, especialmente no contexto do 5G DSS, será contratada pela União Internacional de Telecomunicações (UIT) para a Anatel. A entidade publicou nesta quarta-feira, 30, o convite para o processo licitatório internacional, uma RFP (solicitação de proposta), que devem ter propostas encaminhadas diretamente até o dia 22 de abril.

Com a contratação, a consultoria deve elaborar um relatório sobre a gestão de espectro e órbita da Anatel. A ideia é propor “evoluções regulatórias para remover eventuais barreiras à implementação do acesso dinâmico ao espectro“, conforme diz a própria agência em comunicado. Esse tipo de tecnologia é utilizado pelas operadoras em 5G DSS, na qual o 4G compartilha frequências para serem usadas pela quinta geração. Mais de 1,5 milhão de celulares no Brasil já utilizam esse recurso, apesar das ressalvas do governo.

Também serão avaliadas ferramentas e soluções usadas na gestão e novas possibilidades de “definir a eficiência do uso do espectro como ferramenta de avaliação dos ganhos atingidos com os avanços tecnológicos, de modo a subsidiar o planejamento de médio e longo prazos de uso do espectro”. Isso pode ajudar na precificação de faixas a serem leiloadas, bem como no planejamento dos modelos de leilão a serem adotados. 

Notícias relacionadas

A Anatel lembra ainda que o novo modelo (Lei nº 13.879/2019), que alterou a Lei Geral de Telecomunicações, permitiu as renovações sucessivas das licenças de espectro. A agência diz que isso demandou a “revisitação de todo o modelo regulatório da gestão do espectro”.

A contratação é resultado do Acordo de Cooperação Técnica (Projeto 9-BRA/98/006) firmado entre a autarquia e a UIT para apoio técnico e metodológico. As regras e o edital estão disponíveis no portal da Organização das Nações Unidas (clique aqui). 

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile