TIM alcança 100% do consumo de energia atrelado a fontes renováveis

A TIM anunciou nesta quarta-feira, 30, o atingimento de 100% do consumo de energia atrelado a fontes renováveis. No ano passado, o indicador chegou a dezembro apontando 83%.

A nova marca foi possibilitada a partir do programa de geração distribuída da operadora, da aquisição no mercado livre e da compra de certificados de energia renovável. Cada certificado garante que 1 MWh foi injetado no Sistema Interligado Nacional a partir de uma fonte de geração limpa. O formato é uma forma de compensar o consumo proveniente de fontes não renováveis, garantindo o abastecimento do sistema com energia de matrizes alternativas.

"A aquisição de certificados e a compra no mercado livre complementa nossa estratégia e, ao mesmo tempo, fomenta a produção de energia limpa no setor elétrico brasileiro, gerando um círculo virtuoso para toda a sociedade", afirmou, em comunicado, o vice-presidente de recursos corporativos da TIM, Bruno Gentil. "Esperamos alcançar 65% do nosso consumo total só com a produção das usinas até o fim deste ano", completou o executivo.

Notícias relacionadas

Atualmente, o programa de geração distribuída da TIM conta com 46 usinas de energia limpa espalhadas por 19 estados e o Distrito Federal. A partir de parcerias, a empresa deve chegar ao fim de 2022 com 77 usinas para consumo próprio e geração de 38,2 GWh mensais – ou o suficiente para abastecer cerca de 19 mil antenas.

Com essa ampliação, a TIM terá usinas em 24 estados e no Distrito Federal. A maior parte das unidades será de produção de energia solar (65), mas também haverá espaço para usinas hídricas (7), de biogás (3) e de gás natural (2).

A operadora ainda aposta em modelos de antenas diretamente alimentadas por fontes de energia renovável, como placas solares. Recentemente, a companhia também instalou a primeira antena movida por energia eólica no balneário de Pipa, no Rio Grande do Norte.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!