Empresa implanta usina de energia solar para alimentar data centers na Paraíba

A empresa de data center HostDime construirá uma usina de energia solar fotovoltaica na zona rural do município de Pilar (PB), localizada a 55 km da capital, João Pessoa. Segundo a companhia, este projeto pretende atender a demanda atual do data center e mais 29% da expansão esperada para 2022 e vai resultar em uma economia de aproximadamente R$ 800 mil já no final do primeiro ano de implantação.

Nessa primeira fase de construção foram utilizados 12 mil m² para a instalação de 2.002 módulos fotovoltaicos de 540 Wp. O investimento inicial para essa instalação é de R$ 5,5 milhões e a geração de energia atende a 129,46% do consumo atual da empresa. A área adquirida para o projeto é superior a 5 hectares.

A HostDime adotou a tecnologia MLPE (Module Level Power Eletronics, que traduzido pode ser definido como Eletrônica de Potência à Nível de Módulo). Essa tecnologia oferece uma série de benefícios importantes, incluindo o aumento do rendimento de energia devido à tolerância ao sombreamento e eliminação do mismatch, bem como maior confiabilidade e flexibilidade de projeto da instalação fotovoltaica

Notícias relacionadas

No primeiro momento, a usina terá potência instalada de 1.081,08 kWp, com geração prevista de 122.500 kWh médio por mês. Segundo dados do Laboratório de Eficiência Energética em Edificações, isso é equivalente ao consumo mensal de mais de 800 residências brasileiras.

"Um data center é um grande consumidor de energia. Conseguir converter 100% desse consumo por uma fonte limpa e renovável é motivo de alívio para a organização, pois é tecnologia aliada à sustentabilidade. Todos os nossos data centers próprios seguirão este padrão como meio de contribuir para um mundo mais consciente de suas responsabilidades", afirma Filipe Mendes, CEO da HostDime.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!