Bolsonaro sanciona com vetos Lei do Governo Digital para acesso a serviços públicos

Com uma série de vetos, governo federal publicou nesta terça-feira, 30, a Lei 14.129/2021, que disciplina os princípios, as regras e dá as diretrizes de funcionamento do governo digital na administração pública. Dentre as novidades está o uso de uma plataforma única para acessar informações e serviços públicos e o estabelecimento do CPF e do CNPJ como únicas informações que identificam o cidadão no uso da plataforma.

Outro aspecto colocado na legislação é a promoção do uso de dados, preferencialmente anonimizados, por pessoas físicas e jurídicas de diferentes setores da sociedade, resguardado o disposto na Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), com o objetivo de formulação de políticas públicas, de pesquisas científicas, de geração de negócios e de controle social.

Os órgãos e entidades responsáveis pela prestação digital de serviços públicos detentores ou gestores de bases de dados deverão criar ferramentas que permitam a interoperabilidade de informações e de dados respeitados as restrições legais e os requisitos de segurança da informação e das comunicações. A medida visa aprimorar a administração pública e viabilizar a criação de meios unificados de identificação do cidadão para a prestação de serviços públicos e claro, facilitar a interoperabilidade de dados entre os órgãos de governo.

Notícias relacionadas

Vetos

O governo vetou alguns artigos da nova lei que trata das diretrizes do governo digital, como o § 5º do art. 28 da legislação. O texto vetado estabelecia que o uso do CPF ou do CNPJ como número suficiente de identificação ficaria sujeito a diretrizes a serem elaboradas pela ANPD. Porém, o Ministério da Economia e a Secretaria-Geral da Presidência da República alegam que o dispositivo contraria o interesse público, pois sujeita a aplicação do artigo a uma diretriz da ANPD. "Essa condição, além de desarrazoada, fere o interesse público, pois subordina a uma manifestação da ANPD o usufruto, pelos cidadãos, de serviços públicos digitais; impõe a retirada imediata de todos os serviços digitais já disponíveis na plataforma gov.br e documentos hoje existentes e que sustentam os serviços públicos digitais", disseram os órgãos do Poder Executivo.

Outro veto ocorreu com o inciso I do art. 4º, que trata do conceito de "assinatura eletrônica". Segundo o Ministério da Economia e a Controladoria-Geral da União, o dispositivo contraria o interesse público por gerar insegurança jurídica, ao tratar de matéria análoga à recente aprovada Lei nº 14.063, de 23 de setembro de 2020, a qual define de modo diverso a assinatura eletrônica.

Prazos

A lei publicada nesta terça é voltada para todos os entes da Federação. Mas sua vigência possui prazos diferenciados, como uma forma de permitir a adaptação destes entes às novas regras de governo digital.

  • 90 dias de sua publicação oficial, para a União;
  • 120 dias de sua publicação oficial, para os Estados e o Distrito Federal; e
  • 180 dias de sua publicação oficial, para os Municípios.

Apesar de tratar de governo digital com o intuito de desburocratizar e agilizar o atendimento a serviços públicos por meio de plataforma digital, o atendimento presencial também é permitido, desde que os formulários utilizados sejam posteriormente digitalizados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!