Parlamentares querem recursos do Fust para combater crise do coronavírus

Os deputados Afonso Hamm (PP-RS) e Eduardo Bismarck (PDT-CE), apresentaram na semana passada, projetos que liberam os recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para ações de combate à pandemia do coronavírus (covid-19).

O Projeto de Lei 941/2020 de Afonso Hamm, altera a Lei do Fust para incluir entre os objetivos do fundo o combate a pandemias e prever que, no caso de calamidade pública, os recursos sejam destinados exclusivamente para esse fim. O líder do bloco PP, PL, PSD, MDB, DEM, Solidariedade, PTB, Pros, Avante e Patriota, deputado Arthur Lira (PP-AL), pediu urgência para o texto de Hamm. O deputado do Rio Grande do Sul argumenta que as verbas do Fundo não vêm sendo aplicadas para as finalidades que justificaram sua criação, e sim para "a cobertura de despesas como o pagamento da dívida pública". Ele diz acreditar que a medida proposta, se aprovada, poderá garantir o funcionamento de hospitais filantrópicos, Santas Casas e outras unidades de saúde durante a crise do coronavírus.

Já a proposta de Bismarck, o PL 996/2020, propõe a destinação de 50% dos recursos arredados pelo Fust, conforme balanço do exercício anterior, para o custeio das ações de prevenção, contenção e mitigação da pandemia de covid-19. Conforme o texto, o repasse será imediato e aplicado nos exercícios seguintes caso permaneçam saldos de balanço apurados de exercícios anteriores, durante o período do estado de calamidade pública. O manejo dos recursos será feito pelo Ministério da Saúde. Para Bismarck, é preciso adotar todas as providências possíveis para apoiar as atividades do Sistema Único de Saúde (SUS) de enfrentamento da pandemia do coronavírus, mas a utilização dos recursos do Fust não deve ultrapassar 50% do total acumulado, para não o esvaziar ou desviar sua finalidade.

Notícias relacionadas

Atualmente, a legislação do Fundo só permite que os recursos sejam utilizados para a expansão da telefonia fixa. O Fust arrecadou, conforme dados da Anatel, R$ 794,1 milhões. O total arrecadado com o fundo desde a sua criação supera está em R$ 22 bilhões.

Nova finalidade

Na primeira semana de dezembro de 2019, o Plenário da Câmara aprovou o PL 1.481/2007, de autoria do senador Aloizio Mercadante (PT-SP). O texto permite o uso de recursos do Fust para a ampliação da banda larga em escolas públicas. Devido às mudanças feitas no texto pelos deputados, a proposta retornou aos senadores para nova votação. (Com informações da Agência Câmara)

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!