Mercado de TV paga fecha fevereiro com 19,7 milhões de assinantes

Segundo dados da Anatel referentes ao mês de fevereiro divulgados nesta segunda, 30, o mercado de TV por assinatura teria mantido o ritmo de crescimento. Os números da agência indicam um crescimento de  58 mil clientes no mês, fazendo o mercado chegar a 19,715 milhões de assinantes. Mas, segundo apurou este noticiário junto a programadores, os números podem não ser estes. Isso porque uma grande operadora já teria passado a reportar, junto aos fornecedores de programação, uma base de pelo menos 200 mil clientes a menos.

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O que pode estar acontecendo é que essa operadora ainda não retirou os equipamentos dos assinantes e estaria tentando reverter a perda, mas para os programadores o total de assinantes não é pago. Foi o que aconteceu com a Claro hdtv no final do ano passado, que manteve, nos números reportados para a Anatel, 400 mil clientes que já não eram mais contabilizados para os programadores. O ajuste foi feito apenas no final do ano.

Com base nos números que são colocados pela Anatel, Sky e Net foram as duas operadoras que mais acrescentaram clientes em sua base. A Sky fechou fevereiro reportando para a Anatel 5,68 milhões de clientes e a Net, 6,87 milhões, 36 mil assinantes a mais cada.

A Claro hdtv perdeu 22 mil clientes no mês, para 3,35 milhões. A GVT TV cresceu 17 mil, para 916 mil assinantes. A Oi TV perdeu 10 mil, para 1,25 milhão. A Vivo TV cresceu 5 mil, para 780 mil assinantes. As demais operadoras perderam cerca de 4 mil assinantes e hoje totalizam 847 mil clientes.

No acumulado anual, o mercado de TV paga cresceu, com base nesses números da Anatel de fevereiro, apenas 7,9%, seguindo a tendência de desaceleração que vem sendo registrada mês a mês. O número pode ser bem menor a se confirmar o cancelamento de 200 mil assinantes relatado pelos programadores.

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