Teles apostam que oferta pública de banda larga será deficitária

Uma nova frente de batalha entre teles e governo por conta do Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) se instalou nesta terça-feira, 30, durante debate na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI). Com um discurso inicialmente favorável à uma política pública de massificação da banda larga, o presidente da Abrafix (associação que representa as concessionárias locais de telefonia), José Fernandes Pauletti logo mudou de postura e partiu para o ataque contra o que chamou de "jogo de cena" de um dos principais porta-vozes do plano, o secretário de Logística e Tecnologia da Informação do Ministério do Planejamento, Rogério Santanna.
O mote da briga é que, para Pauletti, não há como o governo implantar um plano de massificação de banda larga em áreas que não são rentáveis e, ainda assim, obter lucro, como alega Santanna. "Só há concorrência onde há viabilidade econômica. O governo pode pagar ou botar uma empresa para fazer onde não há rentabilidade; não vejo problema nenhum nisso. Só não dá para dizer que será uma operação rentável. Vai ser deficitária", acusou o presidente da Abrafix.
Santanna contra-argumentou. Para ele, o presidente da associação das teles fixas tem desprezado um dos principais fatores econômicos que tem consolidado negócios rentáveis especialmente no ramo da Internet: a inovação. "Ele esquece o componente 'inovação'. Quem inova abre novos mercados, acha mercados onde outros não acham", afirmou o secretário. "Se dependesse do Pauletti, não haveria Skype; um Google, que ficou incubado em uma salinha da Microsoft por cinco anos ia valer nada, não teria se tornado uma das maiores empresas do mundo."

Notícias relacionadas
A queda de braço entre teles e governo por conta do PNBL existe desde que o governo começou a divulgar o projeto no ano passado. Mas nos últimos tempos as empresas vêm suavizando o discurso inicialmente contrário à proposta. Pauletti fez questão de dizer que provavelmente há mais pontos de concordância do que de discordância sobre o assunto entre teles e União. Os pontos de discordância mais citados por enquanto são a necessidade de redução da carga tributária, requerida pelas teles, e a possibilidade de uso da Telebrás como gestora das redes públicas.
O uso da Telebrás é questionado pelas empresas por conta da ideia de a estatal fazer uma oferta direta ao consumidor de banda larga. Para Pauletti, o modelo de telecomunicações em vigor prevê que uma operação direta da União e essa entrada pode desestabilizar o setor. A preocupação do presidente da Abrafix é que a Telebrás – ou qualquer estatal que venha a ser a gestora de redes no PNBL – opere em igualdade de condições com as teles privadas, sem privilégios especialmente na oferta de serviços à administração pública.
Na visão do secretário Rogério Santanna, as instabilidades geradas com os debates sobre o PNBL e a revitalização da Telebrás são positivas para a renovação do mercado de telecomunicações. "Às vezes a instabilidade ajuda, porque o nosso problema hoje é a acomodação. Eu costumo dizer que, quando a fênix Telebrás junta as cinzas e bate as asas, as teles fazem alguma concessão. Foi assim no passado e muitas concessões ainda serão feitas", afirmou o secretário. "É preciso ter uma ferramenta de pressão. Se as empresas acharem que o governo é um leão sem dentes, as empresas ficarão na zona de conforto", complementou.
Santanna não deu detalhes sobre o andamento do projeto, que está sendo finalizado pela Casa Civil. Uma reunião para o fechamento do PNBL estaria agendada para o próximo dia 5 de abril, mas o secretário não confirmou a data. Comenta-se que um novo adiamento poderia ser feito.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!