Globo cresce 10% em 2009; Marinho defende empresas nacionais de comunicação fortes

O grupo Globo divulgou nesta terça, dia 30, seu relatório financeiro referente ao ano de 2009. Algumas coisas chamam a atenção nos resultados consolidados do grupo, a começar pelo crescimento de 10% na receita líquida, que chegou a R$ 8,4 bilhões. Excluindo as empresas controladas e considerando apenas o resultado da controladora (basicamente os resultados da TV Globo e dos negócios de Internet), a receita líquida cresceu cerca de 7,8%, chegando a R$ 6,2 bilhões em 2009. O lucro líquido do grupo foi de cerca de R$ 1,9 bilhão, e o EBITDA de R$ 1,5 bilhão, para uma dívida de R$ 1,2 bilhão. Na mensagem aos acionistas, o presidente da Globo Comunicações e Participações, Roberto Irineu Marinho, destaca a produção de mais de 11 mil horas de programação nacional, o emprego de 12 mil profissionais e a contratação de "130 produtores audiovisuais independentes brasileiros". Ainda segundo a mensagem de Marinho, "somente empresas de mídia financeiramente saudáveis promovem a inovação, produzem produtos de qualidade e garantem sua independência editorial. Sabemos que países que não possuem empresas de comunicação social relevantes correm o risco de se tornarem consumidores passivos de conteúdos estrangeiros".

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