Licitação de 3,5 GHz movimentará R$ 40 bi em dois anos no Brasil, diz Cisco

Se vendidas permitindo a oferta de serviços móveis, as novas licenças de 3,5 GHz movimentarão aproximadamente R$ 40 bilhões em dois anos no Brasil. O montante inclui o investimento de operadoras e de fabricantes, além dos gastos dos consumidores com o serviço de banda larga nessa tecnologia. A previsão faz parte de um estudo interno realizado pela Cisco e pela Intel, revela o diretor do segmento de telecomunicações da Cisco no Brasil, Anderson André.
A Cisco deseja que as licenças do novo leilão permitam a mobilidade dos serviços. "Não se deve limitar a tecnologia", defende Robert Pepper, vice-presidente mundial da companhia. Sobre o argumento de que as licenças de telefonia móvel propriamente dita custaram muito mais caro, ele responde: "Ouço isso no mundo inteiro. Mas é preciso lembrar que uma operadora de WiMAX no Brasil será a quinta entrante em telefonia móvel. É muito difícil tirar clientes das demais."
Pepper é um entusiasta da tecnologia WiMAX, que considera uma boa opção para novos entrantes e para países emergentes, especialmente em áreas rurais, onde é inviável economicamente levar acesso com fibra. Para o executivo, o LTE deverá ficar mais restrito às operadoras tradicionais de telefonia móvel, que já possuem redes WCDMA.

Notícias relacionadas
Navini
A Cisco tem uma subsidiária chamada Navini que fabrica equipamentos de rede WiMAX e que vem realizando diversos testes com operadoras no Brasil. "Aguardamos apenas o novo leilão do governo brasileiro para tentarmos conquistar os primeiros clientes no Brasil", disse Pepper. A Navini já vendeu equipamentos para mais de 20 redes WiMAX em 12 países.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!