União Europeia define medidas para mitigação de riscos com fornecedores 5G

O grupo de cooperação para redes e sistemas de comunicação da União Europeia (UE) divulgou um conjunto de medidas que será exigido dos estados-membros do bloco durante a implementação de redes 5G. Além de aspectos técnicos, as recomendações também apontam para um maior controle sobre a atuação de empresas de estados não pertencentes ao bloco, como a chinesa Huawei.

Após concluir em outubro que a influência de países não-membros da UE em redes 5G seria o maior risco trazido pela tecnologia, o grupo de cooperação definiu quatro medidas que devem ser introduzidas pelos membros até 30 de abril. "As medidas abordam todos os riscos identificados pela UE, incluindo os relacionados a fatores não técnicos, como o risco de interferência de estados não pertencentes à UE ou atores apoiados pelo estado através da cadeia de suprimentos 5G".

As recomendações embarcam a definição de perfis de risco dos fornecedores; a restrição para players "de alto risco", incluindo exclusão da atuação em funções críticas como core de rede; estratégias para diversificação de fornecedores; e o fortalecimento dos mecanismos de segurança digital.

Notícias relacionadas

As medidas são semelhantes às adotadas pelo Reino Unido contra as chinesas Huawei e ZTE no início da semana: na nação, a atuação das empresas foi limitada às rede de acesso, onde só poderão ter participação de até 35%. Uma política para diversificação na cadeia de fornecimento de equipamentos também será adotada.

No caso dos estados-membros da UE, especificidades das medidas deverão ser definidas pelos próprios países. O bloco vai acompanhar a implementação coordenada das regras até abril e publicar um relatório com considerações no fim de junho.

Segundo a UE, 138 cidades do continente devem contar com serviços 5G até o fim do ano. Apesar dos benefícios previstos com a tecnologia, a avaliação é que o aumento de dispositivos conectados (desde ERBs até módulos IoT), a descentralização da rede e a maior importância do software na arquitetura representem riscos adicionais de cibersegurança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!