Publicidade
Início Newsletter STJ suspende liminar que paralisou privatização da Copel Telecom

STJ suspende liminar que paralisou privatização da Copel Telecom

[Atualizado em 05/02] O Superior Tribunal de Justiça (STJ) derrubou uma decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Paraná (TJPR) que paralisou a privatização da Copel Telecom ao suspender um contrato administrativo entre a controladora Copel e o Banco Rothschild para assessoria financeira do processo. 

A decisão foi tomada pelo presidente do STJ, ministro João Otávio de Noronha, a partir de pedido feito pela Copel, em resposta à ação popular ajuizada por representantes do Sindicato dos Engenheiros do Paraná e outros. Com a decisão, o STJ devolve a vigência ao contrato de consultoria até o trânsito em julgado da ação. O valor aproximado da prestação de serviços é de R$ 3 milhões.

Conforme comunicado do STJ, Noronha considerou que a liminar do TJPR interferiu indevidamente na discricionariedade administrativa ao suspender de forma abrupta a execução do plano de reordenamento estatal, trazendo inclusive riscos para a economia do Paraná. No pedido de suspensão dirigido ao STJ, a Copel havia argumentado que o Banco Rothschild possui especialização em seu campo de atuação, tendo participado de diversos processos de privatização no Brasil.

Notícias relacionadas

Segundo nota enviada pela Copel a este noticiário, a derrubada da liminar “reforça a legalidade do ato praticado pela Copel”. Ao suspender o contrato com o Banco Rothschild, o desembargador Luiz Taro Oyama questionava a falta de licitação para a escolha da instituição financeira, uma vez que contratações diretas só podem ser feitas em caso de inviabilidade de competição.

O processo de privatização da subsidiária de telecomunicações da estatal paranaense é uma das prioridades do atual governo do Estado. Dona de uma rede fibra ótica com mais de 34 mil km e com grande capilaridade no Paraná, a Copel Telecom tem importante participação no mercado de banda larga fixa da região.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile