Publicidade
Início Newsletter FCC rechaça ideia de uma rede 5G centralizada nos EUA

FCC rechaça ideia de uma rede 5G centralizada nos EUA

Candidato Donald Trump

O chairman da agência reguladora Federal Communications Commission (FCC), Ajit Pai,  se posicionou contra a possibilidade de o governo dos EUA nacionalizar a infraestrutura de 5G. Esta possibilidade foi cogitada a partir de informações sobre um estudo preliminar de um funcionário do governo dos EUA logo desmentida pela Casa Branca, mas a simples possibilidade deixou muita gente preocupada.

De acordo com um relatório da Agência Nacional de Segurança (NSA) obtido pelo site Axios (e confirmado pelo secretário de imprensa da Casa Branca, Huckabee Sanders, mas classificado como uma iniciativa individual de um assessor e em estágio preliminar), a administração Trump poderia considerar a estatização da infraestrutura para “endereçar a necessidade de uma rede segura”. A ideia seria o governo construir uma rede 5G centralizada em três anos que poderia ser alugada para operadoras tradicionais.

O estudo apontava a necessidade de uma rede centralizada e segura para os EUA por conta do avanço da indústria de fornecimento e operação para redes da China, assumindo atualmente uma posição de liderança no mercado com empresas como Huawei e ZTE.

Notícias relacionadas

Por sua vez, Ajit Pai foi taxativo: construir uma rede estatal seria “custoso” e uma “distração contraprodutiva”. O chairman da FCC acredita que o próprio mercado deveria conduzir os investimentos e a inovação. E criticou a ideia, dizendo que o foco deveria ser na liberação de mais espectro para redes móveis.

“Eu me oponho a qualquer proposta do governo federal de construir e operar uma rede nacional 5G”, declara Pai. “O que o governo pode e deve fazer é liberar espectro para o mercado comercial e ditar as regras para encorajar o setor privado para desenvolver e implantar a infraestrutura de próxima geração”, completa.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile