Guerra mundial de lojas de apps tem Apple na frente, mas Google crescendo

Em mais um capítulo da guerra entre Android e iOS, a Google Play continua perdendo, mas vem mostrando resultados melhores com um bom crescimento em receita no segundo semestre de 2012 no mundo. De acordo com o balanço do App Annie Index divulgado nesta quarta-feira, 30, a loja de aplicativos do Google cresceu graças ao bom desempenho em mercados maduros como o Japão, Coreia do Sul e Estados Unidos. Somente no terceiro trimestre, as receitas dobraram, enquanto a App Store da Apple cresceu por volta de um quinto.

Notícias relacionadas
O crescimento da loja de apps do Google nos países asiáticos, na visão da empresa de pesquisa, foi por conta da popularidade da categoria de jogos. Em dezembro, 95% das receitas de aplicativos do Google Play na Coreia do Sul vieram de games; o mesmo aconteceu com 88% da receita no Japão e 76%, nos EUA. Na ordem, Japão, Estados Unidos e Coreia do Sul também são os países que mais gastam com microcompras dentro dos games.

Em dados referentes a dezembro, o desenvolvedor para Android mais popular em quantidade de downloads foi o Facebook, com NHN, Rovio, Google e GO Launcher nas posições seguintes. Em termos de receita, a sul-coreana NHN foi a mais rentável, seguida por DeNA, GungHo ONline, GREE e COLOPL. O jogo mais baixado foi Puzzle & Dragons, da japonesa GungHo Online. O aplicativo mais procurado na Google Play foi o de redes sociais LINE, da sul-coreana NHN.

Apple

O crescimento da Google Play é maior do que o da App Store, mas a grande diferença é que a loja da Apple obteve três vezes e meia a receita em relação ao serviço da concorrente em dezembro de 2012. A temporada de final de ano foi especialmente boa para a companhia de Cupertino porque um dos presentes mais desejados em vários países são justamente um novo iPhone ou iPad, segundo a App Annie. Para o iOS, os países que mais deram receita (60% do total) para a Apple foram Estados Unidos, Japão, Reino Unido, Austrália e Canadá, nesta ordem, com a China crescendo rápido e chegando à sétima posição.

Em dezembro, a principal desenvolvedora de aplicativos em número de downloads para iPhone e iPad foi a própria Apple, seguida pela rival Google e outros players como Electronic Arts, Rovio e Disney. Em termos de receita, a principal foi a Electronic Arts, seguida por Supercell, Gameloft, GREE e GungHo Online. O jogo mais baixado em dezembro foi o Clash of Clans, da finlandesa Supercell. Assim como no caso da Google Play, o aplicativo mais baixado foi o de rede social LINE, da sul-coreana NHN.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!