A Enel São Paulo ultrapassou a marca de 1,2 milhão de medidores inteligentes instalados na área de concessão da companhia. De acordo com a empresa, essa marca posiciona a distribuidora na liderança latino-americana na utilização de equipamentos como esse.
Os dispositivos começaram a ser implantados em 2021. Para o final deste ano, a expectativa é de que os chamados smart meters cheguem a 1,3 milhão.
Segundo a Enel, a tecnologia dos medidores inteligentes aprimora a eficiência dos serviços, já que permite que a distribuidora execute operações de forma remota. O dispositivo também possibilita que os clientes monitorem o consumo de energia em tempo real. É possível, ainda, identificar interrupções no fornecimento de energia e a realização de serviços à distância – como a leitura de consumo e reconexões.
O planejamento da Enel para a implementação dos medidores inteligentes ao longo de 2024 inclui os bairros de Perus, Pirituba, Santana, Freguesia do Ó, Casa Verde, Guaianases, Itaquera e Rio Bonito. Os municípios de Carapicuíba e Osasco também estão na rota da iniciativa.
Instalação
Os clientes a serem contemplados são informados por SMS sobre a visita do técnico para a troca do medidor. De acordo com a Enel, esse processo leva cerca de 30 minutos e a equipe realiza testes de conectividade antes de ativar o equipamento.
Segundo a companhia, mais de 14,3% dos clientes da distribuidora em São Paulo utilizam a medição inteligente – com mais de 11,3 milhões de faturas emitidas e 371 mil serviços comerciais de reconexão, tudo de forma remota.
"A medição inteligente abre um novo capítulo na relação do fornecimento de energia do cliente com os serviços da distribuidora e com o próprio consumo de energia, já que permite o monitoramento e ações em tempo real por parte da empresa e também o acompanhamento do consumo, por meio do app, pelo consumidor", disse o responsável pela área de medição da Enel Brasil, Guilherme Dutil.