Telecom e energia: foco do consumidor do futuro será integração 

Diretora de Programa do Ministério de Minas e Energia (MME), Isabela Vieira.

No auge da telefonia fixa, os usuários esperavam anoitecer, sabendo que aquele era o momento ideal para fazer uma ligação interurbana. Esse tipo de gestão do consumo é o futuro também do setor elétrico, na visão Isabela Sales Vieira, diretora de Programa do Ministério de Minas e Energia (MME), que destaca a tendência de uma aproximação cada vez maior entre os setores elétrico e telecom, contando com investimento em ciência de dados e tecnologia móvel no centro da relação.

"Todas as possibilidades [de serviços digitais de energia] vão ter por base justamente as tecnologias digitais que hoje já estão aí: a internet das coisas e a inteligência artificial. O consumidor do futuro vai comprar a energia muito menos pela energia e muito mais pelos serviços que forem oferecidos para ele", disse Vieira.

A representante do MME falou sobre o tema durante o evento 5×5 Tec Summit, realizado pelos sites Convergência Digital, Mobile Time, Tele.Síntese, TELETIME e TI Inside.

Notícias relacionadas

Novo mercado

Citando dados, Vieira destacou que o mercado previsível e baseado principalmente na construção de grandes usinas hidrelétricas está mudando. "A energia eólica já representa 12% da nossa capacidade instalada e a solar centralizada mais de 3%. Além disso, a gente viu um crescimento muito grande da geração distribuída nos últimos anos. Hoje já há mais de 1,5 milhão de unidades consumidoras com geração própria e quase 22 milhões de unidades consumidoras que utilizam os créditos dessa geração distribuída", afirmou.

"Essa mudança de forte inserção de fontes intermitentes, com o aumento da geração distribuída, faz com o nosso setor precise cada vez mais de soluções tecnológicas para gerenciar essas fontes, hoje menos controláveis e menos centralizadas", disse a diretora.

A servidora também enfatiza a necessidade de "rediscussão do papel da distribuidora de energia", já que o mercado caminha para abertura, e cita o papel do Estado nesta trajetória. "A agência reguladora [ANEEL] também tem propiciado novos experimentos em relação à tarifa. Para que o consumidor consiga aproveitar esse novo momento do setor elétrico, a forma de enxergar o preço da energia vai ter que evoluir naturalmente".

"Há trabalhos sendo realizados para que essa mudança de preço seja um vetor, um indutor para a mudança tecnológica (…) A gente espera uma proximidade cada vez maior tanto com o setor de telecomunicações, quanto com as empresas de tecnologias digitais para que a gente consiga fazer com que esse futuro que a gente visualiza", afirmou Vieira.

Questionada sobre o impacto da regulação, a diretora de Programa do MME afirmou que a mudança no mercado, com o consumidor assumindo papel mais ativo, "vai acontecer independente do arcabouço jurídico estar certinho".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!