PL que libera recursos do Fust para o 5G tem novo relator

Foto: Cleia Viana/Câmara dos Deputados

O PL 1.349/2021, que prevê o uso dos recursos do Fundo de Universalização dos Serviços de Telecomunicações (Fust) para implementação da tecnologia 5G, está sob relatoria do deputado Hélio Leite (DEM-PA). A mudança aconteceu porque o deputado David Soares (DEM-SP), primeiro relator da proposta, está de licença da Câmara dos Deputados. Ainda não se tem certeza se Leite apresentará um novo substitutivo ou se utilizará o elabora por Soares, apresentado em agosto.

O relatório apresentado por Soares na forma de substitutivo possui mudanças significativas na lei do Fust: a imposição de silêncio positivo para o Conselho Gestor do Fust aprovar ou negar projetos e a possibilidade das operadoras de telecomunicações de ficarem totalmente isentas de recolhimento para o Fundo. Em troca, devem investir recursos próprios na implantação de infraestrutura de tecnologia de alto nível, como a 5G, em regiões de zona rural ou urbana com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH).

Após apreciação na Comissão de Ciência e Tecnologia, Comunicação e Informática (CCTCI), o texto será analisado pelas Comissões Finanças e Tributação (CFT) e Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJC). Se aprovado, o projeto ainda seguirá para apreciação do Senado Federal.

Notícias relacionadas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!