Emmanoel Campelo será relator da venda da Oi Móvel na Anatel

Conselheiro Emmanoel Campelo

Após a complexa realização do leilão do 5G, a Anatel começa a focar na próxima grande atividade: analisar a venda da Oi Móvel para a Claro, TIM e Vivo. O processo do pedido de anuência prévia subiu ao Conselho Diretor na última sexta-feira, 26, e o relator sorteado foi o conselheiro Emmanoel Campelo. 

A matéria chegou ao Conselho naquele mesmo dia, e trouxe com solicitação de urgência de conexão três processos: nº 53500.020134/2021-13,  53500.017376/2021-11e 53500.040992/2021-76. São correspondentemente o processo de venda da Oi Móvel em si, a operação societária com transferência de outorgas e a análise do contrato de exploração industrial do tipo RAN Sharing entre as operadoras.

Na quarta-feira, 24, o superintendente de Competição, Abraão Balbino, levou em consideração a análise técnica da operação, com consulta da Procuradoria Federal Especializada (PFE), para atribuir acesso restrito ao relatório. A justificativa foram as informações técnicas, econômico-financeiras e contábeis da Oi Móvel e das operadoras envolvidas.

Notícias relacionadas

O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também está analisando a operação. Em parecer, a Superintendência-Geral do órgão já havia recomendado a aprovação mediante remédios, como oferta de RAN Sharing nas faixas de 900, MHz, 1,8 GHz e 2,1 GHz em cidades com menos de 100 mil habitantes, oferta de roaming nacional e oferta de referência para MVNOs, tudo mediante contratação de um agente de monitoramento (trustee).

A própria SCP da Anatel já sinalizou publicamente a condição de remédios para a anuência prévia. São eles: a manutenção de oferta de rede virtual (MVNO); a oferta de roaming para prestadores de pequeno porte e; o compromisso voluntário de uso efetivo do espectro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!