Importância dos satélites foi reconhecida na WRC-19, afirma coalizão do setor

Coalizão que reúne uma série de entidades do segmento de satélites (incluindo a brasileira Abrasat), a Global Satellite Coalition (GSC) manifestou satisfação com as decisões tomadas no âmbito da Conferência Mundial de Radiocomunicações (WRC-19) da União Internacional de Telecomunicações (UIT), encerrada no Egito no último dia 22.

Segundo comunicado, a WRC-19 "provou novamente o vigor e a vitalidade" da indústria ao conter "a invasão ao espectro alocado para serviços de satélites". Medidas para flexibilidade do uso dos ativos e novas destinações também foram destacadas.

Um dos pontos comemorados foi a decisão de estabelecer condições técnicas e regulatórias para operação de Earth Stations in Motion, ou ESIM, nas bandas de 18 GHz (recepção) e 28 GHz (transmissão). Dessa forma, os três tipos de ESIMs (aeronáutica, marítima e terrestre) poderão utilizar essas faixas para comunicação com satélites geoestacionários (GSO); também foram postas regras para convivência com sistemas terrestres.

Notícias relacionadas

Outros aspectos considerados positivos foram a alocação de 1 GHz (51,4-52,4 GHz) para serviços fixos de satélite (FSS); a definição de regulação para satélites não geoestacionários (NGSO) operarem nas bandas Q e V; a decisão de "proteger" a banda C para downlink na África e Ásia pelos próximos anos; e a colocação de itens caros para o futuro do GSO e do NGSO nas bandas Ku e Ka dentro da pauta da WRC de 2023.

Sobre a alocação de espectro para serviços 5G (IMT-2020) e sistemas de grande altitude (High Altitude Platform Station, ou HAPS), a GSC destacou o reconhecimento, pela UIT, da necessidade de proteger os serviços incumbentes – ou a própria indústria satelital. De modo geral, o desejo das operadoras móveis por mais espectro para o novo padrão de redes tem incomodado as empresas do setor.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!