Anatel concede anuência para a joint-venture entre Hughes e Yahsat

A Anatel publicou, no DiárioOficial da União desta sexta-feira, 29, acórdão em que concede anuência préviapara a transferência de controle indireto da Hughes para a Yahsat, criando uma

Notícias relacionadas
joint-venture para a oferta de serviços de banda larga via satélite no Brasil. Adecisão vale pelo período de 180 dias a partir da publicação. O prazo vale paraque as empresas consolidem a ação, com o pagamento do preço público para atransferência das outorgas. O processo foi aprovado em circuito deliberativo

Em sua análise, orelator, conselheiro Moises Moreira destaca que "considerando as ponderaçõestrazidas pela Superintendência de Competição, entendo que a operação trazidaaos autos e submetida previamente à anuência desta agência não implica em danosconcorrenciais, não havendo óbices para sua aprovação sob este ponto de vista.Vale registrar que as empresas envolvidas têm pequena participação nomercado nacional do SCM – de acordo com dados da Anatel de setembro de2019, o market share daHUGHES Telecomunicações do Brasil Ltda. era de 0,56% dos acessos, e da YAHTelecomunicações Ltda., 0,0576% dos acessos, de modo que a associaçãopretendida não implicará danos à concorrência".

Orelator ainda que ressalta que, "de acordo com os dados de acessos do SCM daAnatel, mesmo em nível subnacional, a presente operação, ainda que representealguma sobreposição horizontal em poucos mercados municipais, também nãoaltera significativamente a participação de mercado do grupo resultante dajoint venture nestes mercados. Além disso, em termos dinâmicos, considerandoque parte significativa dos acessos das duas prestadores se encontram emvelocidades baixas e que seus serviços são prestados basicamente a partirde tecnologia satelital, pode se prever que o resultado da sinergia de ativosda operação tende a reduzir a desvantagem do satélite como um substituto nemsempre completo para as demais tecnologias devido ao seu preçomédio praticado mais elevado, sua menor velocidade de acesso e sua maiorlatência, elevando a competição no mercado de banda larga".

O anúncio da joint-venture ocorreu em maio passado. Na época as operadoras satelitais informaram que o objetivo é fornecer conectividade de banda larga em banda Ka no Brasil. A iniciativa, que contará com uma participação majoritária da Hughes, deverá combinar a capacidade das empresas em mais de 65 Gbps para endereçar a demanda de soluções para consumidor final, corporativo, governo e backhaul para operadoras móveis.

Em setembro, a Superintendência do Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) também aprovou a operação, sem restrições. Na época, o órgão de defesa da concorrência também apurou que, no mercado de SCM no Brasil, as empresas detinham a fatia de 0,50%, com menos de 160 mil assinantes. Desta forma, concluiu que a operação não tem o objetivo de "fechar os mercados verticalmente relacionados e tampouco gera concentração horizontal que possa gerar efeitos deletérios à concorrência e, em última instância, ao consumidor".

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!