WeDo adapta para m-payment a sua solução antifraude de telecom

A WeDo é conhecida no mercado de telecomunicações por suas soluções de garantia de receita e combate à fraude voltadas para operadoras fixas e móveis. Agora, a empresa adaptou seu módulo antifraude para ser usado em soluções de pagamentos móveis. Um teste foi feito com uma grande operadora europeia em um serviço de pagamento por SMS e terá seus resultados apresentados em breve. Aproveitando a ebulição em torno de m-payment, a WeDo pretende oferecer sua solução para as teles na América Latina a partir do ano que vem.

Na prática, a plataforma antifraude da companhia identifica ações fora do padrão e gera alertas quando há indícios de fraude. Isso pode acontecer em diversas situações, como uma transação de alto valor, incompatível com o perfil do usuário, ou várias transações de pequeno porte seguidas. O local da transação também é levado em conta e pode gerar um alerta, se fugir do normal. Assemelha-se muito ao trabalho que já é feito por bancos e cartões de crédito, mas, neste caso, usa-se a rede das operadoras e é voltado para estas.

Segundo Bárbara Gurjão, vice-presidente de negócios da WeDo para América Latina, a plataforma é agnóstica em termos de tecnologia e pode ser integrada a quaisquer sistemas na rede de telecom, como SMS, USSD etc. A solução pode ser útil também para integradores que oferecem serviços de pagamento por SMS premium, algo cada vez mais comum na América Latina por conta da migração para smartphones de uma base pré-paga que não tem cartão de crédito para consumir bens virtuais dentro de aplicativos.

"Apesar de a regulamentação de m-payment já ter sido aprovada no Brasil, as pessoas ainda têm medo de usar, como acontecia com a Internet no começo", compara Bárbara. "Todo mercado inovador oferece riscos. E onde tem dinheiro, tem ladrão", complementa.

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