G&D se prepara para desaquecimento do mercado de SIMcards

O grupo alemão Giesecke e Devrient (G&D) está investindo na América do Sul, com aportes de R$ 110 milhões para a fábrica de smartcards em Itaquaquecetuba (SP), e aposta em novos modelos de negócios. Com a previsão de um desaquecimento na venda de SIMcards para telefonia celular nos próximos anos, a empresa procura alternativas como o mobile payment, por meio da tecnologia NFC (comunicação por proximidade de campo) em parceria com ZTE, e no contrato com o Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) para comunicações máquina-a-máquina (M2M) em automóveis.

Notícias relacionadas
Para o diretor gerente e vice-presidente do Grupo G&D, Luiz Cláudio Menezes, o mercado de SIMcards brasileiro vai eventualmente esfriar, então é hora de se preparar, como disse ele nesta quinta-feira, 29, em São Paulo, em encontro com jornalistas. Ele estima que o mercado de SIMcards brasileiro vá crescer 16,67% em 2013, chegando a 280 milhões de unidades. Mas esse ritmo diminuirá. Por volta de 2018, ele acredita que as vendas vão estagnar, embora ainda com alta produção. Daí a necessidade de novos modelos de negócios.

Menezes afirma que Vivo, Claro e TIM têm projetos com a empresa para desenvolvimento de plataformas NFC para celulares, parte de processos de concorrência que o grupo participa. A TIM, em particular, ainda tem projeto de carteira virtual, enquanto a Vivo e a Claro estariam fazendo projetos próprios. "A visão deles é ter o próprio wallet", explica Menezes.

Da parte dos bancos, também há projetos. A G&D também conta com projeto de m-payment com o Bradesco. "Fomos informados de que vencemos a disputa (com outras empresas), mas ainda não podemos falar nada do contrato". Sem querer revelar nomes, mas dando algumas pistas, o executivo diz que a solução de etiquetas externas com a tecnologia NFC para aparelhos está sendo negociada em parceria com “um banco público”.

Com o Denatran, a G&D fornecerá SIMcards para rastreamento automotivo, embora o executivo ressalte que é possível trazer mais aplicações com a solução M2M. "O problema é a infraestrutura colocada, pois é possível oferecer vários serviços e o Denatran pode ter diversos retornos de investimento", explica Luiz Menezes. A empresa tem ainda um projeto semelhante com a operadora móvel virtual (MVNO) da Porto Seguro e a TIM, oferecendo soluções de aplicações para rastreamento de veículos.

A empresa espera também poder ter um modelo de negócios sustentável com SIMcards de LTE, que deverão trazer "maior valor agregado" e que poderá ser repassado aos clientes em um primeiro momento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!