Teles divulgam cronograma de migração para IPv6

Operadoras de telecomunicações aproveitaram reunião realizada em São Paulo nesta terça-feira, 29, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) e o Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), para revelar os planos de implantação do protocolo IPv6 em seus equipamentos de conexão à Internet destinados. O IPv6 é um protocolo que suporta um número infinitamente maior de endereços IPs em relação ao IPv4, sistema atualmente utilizado.
A migração se dará, inicialmente, no mercado corporativo. Representantes da GVT comprometeram-se a oferecer suporte a IPv6 em sua infraestrutura de rede à partir de janeiro do ano que vem. A Oi e a Telefônica prometem fazer o mesmo no início do segundo semestre de 2012.

Notícias relacionadas
As três teles pretendem oferecer, ainda em 2011, conectividade IPv6 a alguns clientes, em sua maioria grandes fornecedores de conteúdo na web, em caráter extraordinário. A TIM declarou que tem sua rede preparada para a adoção do IPv6, mas que a migração ocorrerá de maneira gradativa.
A Algar Telecom (CTBC) e os provedores de links internacionais Highwinds, LANautilus, Level3 (ex-Global Crossing) e TIWS, segundo o NIC.br, já oferecem o suporte.

Recomendação

O NIC.br recomenda que todas as operadoras comecem a oferecer o suporte à conectividade IPv6 ainda em 2011 e a fazê-lo de forma generalizada em seus produtos para o mercado corporativo até julho de 2012. Recomenda, ainda, que testes com usuários finais sejam iniciados já no primeiro semestre de 2012. Para os provedores de conteúdo e qualquer empresa ou instituição com um sítio web ou outro serviço na Internet, a recomendação é que a preparação seja feita durante 2012, para começar a operar com IPv6 antes de janeiro de 2013.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!