RIM entra no mercado de gerenciamento de terminais

A RIM agora atua também no mercado de gerenciamento de terminais. A fabricante do BlackBerry anunciou o lançamento da plataforma de MDM (mobile device management) "BlackBerry Mobile Fusion". O interessante é que o sistema serve para controlar remotamente não apenas smartphones BlackBerry mas também aparelhos com os sistemas operacionais Android e iOS.

Notícias relacionadas
Plataformas de MDM são usadas por equipes de TI de grandes corporações para controlar os telefones celulares de seus executivos. Elas são capazes, por exemplo, de instalar remotamente aplicativos, realizar configurações nos aparelhos, estabelecer critérios para o que pode ou não ser instalado pelo usuário etc. A RIM ressalta da importância de se usar plataformas de MDM não apenas para os telefones que pertencem às corporações mas também para aqueles terminais de uso pessoal dos executivos, pelo menos enquanto estiverem no ambiente da empresa ou acessando conteúdos corporativos.

O "BlackBerry Mobile Fusion" foi desenvolvido com o "BlackBerry Enterprise Server" (BES). O gerenciamento é todo feito via web. Entre suas funcionalidades estão: configuração remota; definição e gerenciamento de política de segurança; bloqueio e limpeza remota de terminais; gerenciamento de aplicações e de softwares instalados nos telefones; gerenciamento da conectividade dos aparelhos (Wi-Fi, VPN etc). A solução está em fase de testes. O lançamento comercial é previsto para março de 2012.

Análise

Chama a atenção o movimento da RIM de lançar um serviço de mobilidade corporativa que atende a clientes com smartphones de outros sistemas operacionais. Trata-se de uma abertura maior de sua estratégia na área de serviços e pode ser um indício de um novo rumo para a empresa, diante da constante perda de share no mercado mundial de smartphones. Vale lembrar que a RIM tem uma alta penetração entre grandes corporações e este novo serviço a prepara para um novo cenário em que essas mesmas grandes corporações começam a aceitar que seus funcionários escolham eles próprios os telefones que querem usar para o trabalho. Foi criado até um termo em inglês para essa tendência: BYOD (Bring Your Own Device).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.