O último pregão agendado pela Telebrás para a composição da rede pública que será usada para viabilizar o Plano Nacional de Banda Larga (PNBL) foi adiado para a próxima quarta-feira, 1º de dezembro. A disputa deveria ter sido aberta nesta segunda, 29, iniciando a tomada de preços para o fornecimento de equipamentos de enlace de rádio digital. Este deve ser o pregão mais importante do ponto de vista financeiro, onde o mercado estima que a estatal gastará mais de R$ 1 bilhão.
A disputa também deve ser uma das mais amplas. Assim como a do Core IP, são aguardados oito grupos neste pregão. O adiamento comunicado hoje pelo pregoeiro da Telebrás, João Batista de Jesus Santana, já é um sinal de que a disputa deve ser bastante acirrada. A explicação para a mudança de data apresentada por Santana no sistema ComprasNet é que a estatal precisa de mais tempo para analisar os questionamentos que foram apresentados pelos potenciais participantes.
"A motivação do adiamento é proporcionar aos licitantes prazo suficiente para melhor avaliação do grande número de questionamentos e respostas veiculadas no sistema ComprasNet nos últimos dias", escreveu o pregoeiro. Ele deixou claro, no entanto, que não foi feita nenhuma outra alteração no edital além da data de abertura da disputa. O leilão deve ser iniciado às 10h de quarta.
Plano Nacional de Banda Larga