Vivo firma parceria com empresa dos EUA para coleta de aparelhos

A Vivo firmou uma parceria com a ReCellular Inc., empresa de Michigan, nos Estados Unidos, que faz reciclagem de aparelhos celulares e acessórios. Pelo contrato, firmado pelo prazo de dois anos, a operadora recolherá em suas lojas aparelhos de qualquer marca ou operadora, que serão retirados pela Pyramid Seair, representante da norte-americana no Brasil. Os lotes serão enviados para os Estados Unidos para seleção do que poderá ser reutilizado ou desmontado para descarte. A Vivo receberá R$ 5 por aparelho que for reaproveitado e dois centavos por bateria. Toda a receita obtida será doada para instituições de caridade, garante o diretor de regulamentação da Vivo, Alberto de Mattos Júnior.
O vice-presidente da ReCellular, Mike Newman, disse a TELETIME News que todos os aparelhos coletados serão reciclados ou exportados para as instalações da empresa nos EUA. As unidades que estiverem muito danificadas ou com a tecnologia obsoleta terão seus metais reciclados, disse Newman. Os mais novos serão testados e vendidos para o mercado de usados ao redor do mundo. Mas, por exigência da Vivo, não poderão ser revendidos no Brasil. Mattos Júnior justificou que o objetivo é evitar fraudes.
Com quase 100 milhões de usuários móveis, o Brasil é um mercado atrativo para a ReCellular. Newman acredita que haverá um bom volume de handsets para reciclagem. Mattos Júnior calcula de 15 milhões a 20 milhões de aparelhos a serem recolhidos por ano. ?As pessoas não jogam fora e não sabem como reaproveitar?, disse ele.

Notícias relacionadas
O programa foi lançado há uma semana em 58 lojas de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, os principais mercados da operadora. Se o volume arrecadado e a operação forem viáveis para a ReCellular, o projeto será expandido para outros mercados.
A Vivo já tem um programa de arrecadação de baterias usadas que em 2005 coletou 47 mil unidades e de janeiro a outubro deste ano, 96 mil. A empresa doou R$ 190 mil este ano com este serviço.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!