Vivo quer expandir RAN sharing com TIM e vê possibilidade para 5G

Antena de telecomunicações. Foto: Pexels

Avançando o acordo de compartilhamento de rede de acesso (RAN sharing) com a TIM para mais cidades, a Vivo já considera uma expansão do modelo para o 4G em municípios maiores e mesmo para o 5G.

Ao fim do terceiro trimestre, as empresas estavam compartilhando 4G em 716 cidades, onde a rede de cada operadora atende áreas de sombra da outra. Já o modelo de single grid (rede única), considerado mais complexo, teve piloto em 50 cidades concluído e deve ser expandido após resultados satisfatórios.

A Vivo espera iniciar a implementação da single grid em 100 cidades para cada parceira ainda em 2021, com horizonte de 1,6 mil municípios compartilhando a rede 3G e 4G no futuro. Os números foram reportados pelo CEO da empresa, Christian Gebara, durante call na última quinta-feira, 28.

Notícias relacionadas

"Todas essas iniciativas trarão economias de capex e opex para ambas as empresas. Não damos cifras, mas estamos otimistas inclusive sobre abrir algumas frentes para o futuro, não só em cidades maiores com o 4G, mas também considerando o 5G como uma oportunidade daqui para frente", afirmou Gebara.

Além do RAN sharing 4G e 3G, o acordo da Vivo com a TIM envolve o desligamento do 2G nas cidades onde as duas operam o serviço: a empresa que desativar a rede em cada praça passará a usar a rede da parceira a partir de 2022.

1 COMENTÁRIO

  1. Desde 25/11/21 o sinal 2G da Vivo sumiu aqui (centro de Itu/SP). Aparelhos GSM estão recebendo sinal da Tim. Parece que estão antecipando o desligamento.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!