Publicidade
Início Newsletter Telefónica fecha acordo com Allianz para rede neutra na Alemanha

Telefónica fecha acordo com Allianz para rede neutra na Alemanha

Além dos resultados financeiros do terceiro trimestre, a Telefónica comunicou nesta quinta-feira, 29, um acordo com o grupo Allianz para criação de uma empresa de redes neutras de fibra ótica até a residência (FTTH) na Alemanha. O projeto vai demandar 5 bilhões de euros em investimentos em seis anos.

As sócias terão 50% cada na joint-venture, que funcionará em um modelo de co-governança. Da participação da Telefónica, 40% serão detidos pela Telefónica Infra (a unidade de infraestrutura do grupo) e os 10% restantes, pela subsidiária da operadora na Alemanha (Telefónica Deutschland).

Já o Allianz Capital Partners será responsável pelos outros 50% do capital, bem como por metade dos investimentos na rede de FTTH. A firma representará tanto a matriz do grupo segurador quanto o Allianz European Infrastructure Fund. Não é a primeira experiência do Allianz no mercado de fibra, seguindo investimentos na França e na Áustria.

Notícias relacionadas

Brasil

Na Alemanha, a rede FTTH terá como alvo áreas rurais e semi-rurais com baixo atendimento. Operando em um modelo neutro (com contratação da infraestrutura por outras operadoras), o formato é similar ao planejado pela Telefónica no Brasil. Aqui, a Vivo está avançada na procura de um sócio para a nova empresa de fibra, focada em cidades de médio porte.

Durante teleconferência nesta quinta-feira, o COO da Telefónica, Ángel Vilá, comparou os dois projetos, notando que se na Alemanha estão previstas 2 milhões de casas atendidas com fibra (HPs), no Brasil, são previstas 5 milhões de HPs.

No entanto, enquanto o projeto alemão é totalmente greenfield (construído do zero), aqui no Brasil a nova empresa receberá 1,1 milhão de HPs da Vivo. Vilá também pontuou que as conversas com potenciais sócios para o mercado brasileiro estão no round 2. A Telefónica também busca investidores para um projeto do gênero no Chile.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile