Telefónica fecha acordo com Allianz para rede neutra na Alemanha

Além dos resultados financeiros do terceiro trimestre, a Telefónica comunicou nesta quinta-feira, 29, um acordo com o grupo Allianz para criação de uma empresa de redes neutras de fibra ótica até a residência (FTTH) na Alemanha. O projeto vai demandar 5 bilhões de euros em investimentos em seis anos.

As sócias terão 50% cada na joint-venture, que funcionará em um modelo de co-governança. Da participação da Telefónica, 40% serão detidos pela Telefónica Infra (a unidade de infraestrutura do grupo) e os 10% restantes, pela subsidiária da operadora na Alemanha (Telefónica Deutschland).

Já o Allianz Capital Partners será responsável pelos outros 50% do capital, bem como por metade dos investimentos na rede de FTTH. A firma representará tanto a matriz do grupo segurador quanto o Allianz European Infrastructure Fund. Não é a primeira experiência do Allianz no mercado de fibra, seguindo investimentos na França e na Áustria.

Brasil

Na Alemanha, a rede FTTH terá como alvo áreas rurais e semi-rurais com baixo atendimento. Operando em um modelo neutro (com contratação da infraestrutura por outras operadoras), o formato é similar ao planejado pela Telefónica no Brasil. Aqui, a Vivo está avançada na procura de um sócio para a nova empresa de fibra, focada em cidades de médio porte.

Durante teleconferência nesta quinta-feira, o COO da Telefónica, Ángel Vilá, comparou os dois projetos, notando que se na Alemanha estão previstas 2 milhões de casas atendidas com fibra (HPs), no Brasil, são previstas 5 milhões de HPs.

No entanto, enquanto o projeto alemão é totalmente greenfield (construído do zero), aqui no Brasil a nova empresa receberá 1,1 milhão de HPs da Vivo. Vilá também pontuou que as conversas com potenciais sócios para o mercado brasileiro estão no round 2. A Telefónica também busca investidores para um projeto do gênero no Chile.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.