STF julga inconstitucionais duas leis da Paraíba que tratam de telecomunicações

O Supremo Tribunal Federal (STF) julgou procedente o pedido de duas Ações Diretas de Inconstitucionalidade formulados pela Associação de Operadoras de Celulares (Acel) contra o estado da Paraíba. Na primeira ação, o questionamento refere-se à Lei Estadual 10.752/2015, que estabelece a obrigatoriedade de envios de contratos de adesão de serviços de telecomunicações, por carta registradas, na modalidade AR. Na segunda, a associação questiona a Lei Estadual  10.519/2015, que obriga as operadoras de telecomunicações a bloquearem, por meio da Identidade Internacional do Equipamento Móvel (IMEI, na sigla em inglês), aparelhos celulares roubados ou furtados em até 24h após o registro do caso na delegacia.

Na primeira a decisão, a Corte estabeleceque "tratando-se de norma de natureza de direito do consumidor do serviço de

Notícias relacionadas
telecomunicações e havendo conflito entre a disciplina federal e a estadual,deve aquela prevalecer. A norma federal, nestes casos, serve à homogeneidaderegulatória, afastando a competência dos Estados". A maioria dosministros também tem o entendimento de que a Anatel, por meio do RegulamentoGeral dos Direitos do Consumidor, já estabeleceu que o fornecimento de contratopode ser feito por meio eletrônico. 

Na análise da segunda ação, os ministrosconsideram precedentes em que o próprio Tribunal já havia definido, emjulgamentos anteriores, que a obrigatoriedade, por lei estadual, da instalaçãode equipamentos tecnológicos para bloqueio de sinal de telecomunicações e/ouradiocomunicações nos estabelecimentos penais e centros socioeducativos invadea competência privativa da União para legislar sobre telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!