Após os clientes de TV por assinatura dos estados de Santa Catarina, Paraná, Rio Grande do Sul, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Alagoas contarem com informações sobre alerta de desastres em sua programação, o serviço também passou a estar disponível para os usuários do estado de São Paulo nesta segunda-feira, 28. As mensagens vão alertar sobre desastres como alagamentos, enxurradas, deslizamentos de terra, vendavais, chuvas de granizo, entre outros.
O projeto é coordenado pela Anatel em conjunto com as prestadoras de TV por assinatura e os órgãos vinculados à Defesa Civil, representados pelo Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad). A decisão sobre o envio dos alertas e os respectivos conteúdos são de responsabilidade do Cenad e da Defesa Civil dos estados e municípios. Já as prestadoras são responsáveis pela disponibilização do meio (ferramenta) que viabiliza o envio dos alertas.
O projeto envolve as empresas Claro/Net, Vivo, Oi, Sky e NossaTV e deverá ser ampliado para todo o País com o seguinte cronograma: até o próximo dia 18 de novembro nas regiões Centro-Oeste e Norte e até dia 16 de dezembro, nos demais estados da região Nordeste. (Com informações da assessoria de imprensa da Anatel)