Moreira: migração para banda Ku é solução 'mais sensata' para impasse do 3,5 GHz

Foto: Bruno Peres/MCTIC

Conselheiro da Anatel, Moisés Moreira afirmou nesta terça-feira, 29, durante a Futurecom, que a migração dos sistemas residenciais de TV via satélite (TVRO) para a banda Ku é "o caminho mais sensato" para evitar a interferência do sinal 5G sobre o serviço. A posição difere da defendida pelas principais operadoras do setor.

"Olhando como governo e de modo estratégico, o caminho mais sensato é migrar para a banda Ku. Isso liberaria 200 MHz de espectro em 3,5 GHZ dentro de dois anos, o que seria valioso para o 5G. Esse é o mais impactante dos argumentos", avaliou Moreira, destacando também que a banda Ku é utilizada para esse serviço no mundo todo. "Se não fizermos [a migração] agora, fica difícil de fazer no futuro", completou.

Mais cara e apoiada pelas radiodifusoras, a solução é diferente da defendida pelas operadoras como solução para o impasse. Como apontado nesta terça-feira, há um otimismo com a viabilidade técnica da instalação de filtros LNBF em antenas parabólicas potencialmente afetadas pela interferência do 5G na TVRO. A definição da política pública ficará a cargo do MCTIC.

Notícias relacionadas

Sobre a proposta de edital 5G apresentada pelo conselheiro Vicente Aquino no último dia 17, Moreira afirmou que ainda não pode adiantar elementos de seu voto – que pode ser decisivo para o posicionamento da agência. "Não posso adiantar praticamente nada, mas o conselheiro Vicente fez um belo trabalho, inovador. A proposta se preocupa fundamentalmente com pequenos prestadores e com a regionalização. Entretanto, o conselheiro Emmanoel [Campelo] pediu vistas, e não tive acesso ao que ele vai apresentar".

Moreira também destacou como fundamental a garantia de "banda suficiente" para que as empresas consigam operar o 5G, em ponto no qual está de acordo com players da indústria. Conforme apontado por este noticiário, uma nova rodada de conversas da Anatel com diferentes atores deve ocorrer ainda antes de uma decisão do conselho diretor da Anatel sobre a versão final da consulta.

1 COMENTÁRIO

  1. tem que mingra sim pra banda ku será solução definitiva sem dor de cabeça pra anatel e hambas não há filtro pra esse tipo de interferência do 5g será muito maior que 4g que até hoje da muita dor de cabeça pra nois antenistas

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!