Claro está otimista com resultado preliminar de testes do 3,5 GHz

Foto: Pixabay

Os testes das operadoras sobre a convivência do 5G com os sistemas residenciais de TV via satélite (TVRO) ainda não foram oficialmente concluídos, mas a Claro está otimista com as informações preliminares que surgiram ao longo do mês de outubro.

"Não fechamos os testes ainda e quem vai emitir o relatório final é o CPqD, que foi contratado para isso, mas tudo indica que temos a solução para o pior cenário possível", afirmou nesta terça-feira, 29, o consultor de engenharia de telecom da Claro, Carlos Alberto Camardella. O especialista se refere ao cenário utilizado nos testes nos quais toda a potência de uma estação radiobase (ERB) 5G é concentrada sobre uma única parabólica como forma de testar os limite dos filtros LNBF. Esse é o dispositivo que as teles esperam instalar nas parabólicas como forma de impedir a interferência do 5G sobre os serviços de satélite.

Segundo Camardella, se há alguns meses, apenas o LNBF de um único fornecedor indicava resultados satisfatórios neste "pior cenário" (que, destaca ele, se difere bastante de uma eventual operação comercial), hoje pelo menos quatro empresas estariam apresentando resultados nos mesmos níveis. Durante a Futurecom, o CEO da TIM, Pietro Labriola, também apontou que as "evidências" indicam que a interferência poderá ser contornada.

O resultado final dos testes, contudo, ainda será apresentado oficialmente pelo CPqD, contratado pelo SindiTelebrasil para este fim. A data final para processo estava fixada para os próximos dias, mas como novas "amostras estão chegando", segundo Camardella, pode ser que o resultados oficiais "atrasem um pouquinho".

Vale notar que tais resultados são um dos elementos que o MCTIC aguarda para definir a política pública que será realizada para impedir as interferências. Além da instalação dos filtros, a migração dos sistemas de TVRO para a banda Ku também é uma possibilidade, neste caso defendida pelas radiodifusoras.

2 COMENTÁRIOS

  1. não há filtro hoje pra tal interferências até hoje não fizeram nem um filtro que funcione direito nem mesmo no 4G imagine no 5g vai ser muita interferência solução definitiva futura sem sombra de dúvida é mingra pra banda ku falo em meu nome como técnico a mais de 26 anos de esperiencia tecnica

  2. Eles vão pagar pelo teste e acham que resolvem?
    A tv Digital está com a mesma interferência.
    Colocamos filtro na antena e continua sem sintonizar os canais e quadricula e fecha.
    Vão agora acabar com a banda C , para vender esta porcaria.
    Solução é os canais da banda C serem transferido para banda Ku.
    Mas neste país aonde a empresas mandam , será mais uma desgraça sobre o povo.
    Vcs deveriam pesquisar nas pequenas cidades como está a TV DIGITAL.
    Todos estão comprando kit pre pagos e as empresas que comercializa estão agradecendo a este país de desmando.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.