Fabricantes entregarão ao governo federal estudo sobre os benefícios gerados pelos smartphones

"Junto à Abinee, nós estamos defendendo o direito do consumidor", afirmou o diretor de produtos da Motorola, Edson Bortolli

O fim da Lei do Bem, que concedia isenção fiscal dos PIS e Cofins a dispositivos eletrônicos, está programada para o dia 1º de dezembro. No entanto, a indústria de smartphones está reunindo forças para evitar que o incentivo acabe, como explica o diretor de produtos da Motorola, Edson Bortolli.

Questionado por jornalistas durante o lançamento do smartphone Moto X Force, Bortolli explicou que as empresas do ramo estão conversando semanalmente com a Associação Brasileira de Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) sobre o tema. Elas preparam um estudo para entregar ao Governo Federal e ao Congresso Nacional com o intuito de demonstrar a importância dos dispositivos móveis à população brasileira.

"É um benefício não só para a indústria, mas para o consumidor. Junto à Abinee, nós estamos defendendo o direito do consumidor", disse o executivo em conversa com jornalistas na manhã desta quinta-feira, 29. "As reuniões são semanais com a Abinee e estamos mostrando – no estudo – todos os benefícios ao consumidor. Para muitos, o smartphone é o primeiro acesso à Internet".

Notícias relacionadas

Na última terça-feira, o secretário-executivo do Ministério das Comunicações, Maximiliano Martinhão, informou que estava conversando com as empresas e com o Ministério da Fazenda sobre a possibilidade de tirar outros produtos da Lei do Bem, como roteadores, para dar continuidade à isenção aos smartphones.

Crise e futuro da Motorola

O diretor de produtos da companhia afirmou que o terceiro trimestre de 2015 teve um desempenho melhor em relação ao de 2014 no Brasil, e que o País continua sendo o segundo maior mercado da empresa. Sobre as promoções da Black Friday, Bortolli garantiu que haverá descontos, mas não revelou os produtos.

Questionado por este noticiário se a ocasião promocional poderia ajudar no quarto trimestre da Motorola, o executivo disse: "Na realidade, a Black Friday é apenas uma antecipação do Natal. Eu vejo assim, e imagino que a indústria como um todo", afirmou o diretor.

Bortolli deu uma má notícia aos consumidores que esperam a chegada do novo smartwatch Moto 360 antes do Natal. Ele relatou que o wearable será lançado apenas no começo de 2016.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!