Receitas da TIM crescem 7,6% no trimestre, mas lucro cai

A operadora de telefonia móvel e banda larga TIM anunciou na noite desta terça, 29, seus resultados financeiros e operacionais referentes ao terceiro trimestre de 2013. A operadora apresentou receita líquida de R$ 5,08 bilhões no terceiro trimestre, o que representa um aumento de 7,6% em relação ao mesmo período do ano anterior. No mix de receitas, a prestação de serviços representou R$ 4,2 bilhões (aumento de 2,6%), as receitas de serviços de valor adicionado (o que inclui dados) cresceram 21,5% e chegaram a R$ 1,36 bilhão e as receitas com aparelhos foram de R$ 876 milhões no terceiro trimestre, o que significa 40,9% a mais em relação a 2012 e reflete a agressiva estratégia da empresa de venda de handsets ao consumidor. Em entrevista à revista TELETIME de outubro, o presidente da operadora, Rodrigo Abreu, havia revelado que hoje a TIM é responsável sozinha por 40% das vendas de smartphones entre as operadoras móveis. A receita com interconexão caiu 7,7% no trimestre, em relação a 2012, ficando em R$ 919 milhões

Notícias relacionadas
O EBITDA da TIM no terceiro trimestre ficou em R$ 1,25 bilhão, o que significa um aumento de 4,2%, e os investimentos foram de R$ 1,17 bilhão, ou 52,3% a mais em relação ao mesmo período de 2012. O lucro líquido da operadora no período caiu, contudo, 15,6%, para R$ 315 milhões. A dívida líquida está em R$ 1,446 bilhão.

Operacional

Do ponto de vista operacional, a TIM conseguiu um crescimento de 8,4% no uso da rede, passando a 150 minutos de uso por usuário (MOU), mas a receita média caiu um pouco (1,6%) para R$ 18,6. O total de clientes na base chegou a 72,9 milhões de usuários, com o maior crescimento percentual no segmento pós-pago, que agora representa um contingente de 11,9 milhões de assinantes, um mix de 16,4% no total da base. A operadora também comemora o market share de 29% em 4G.

Hoje o percentual de smartphone e webphones na base da TIM é de 52%, e 67% das vendas de novos aparelhos são smartphones. Essa estratégia tem sido importante para impulsionar o uso de dados pela operadora. No terceiro trimestre, havia 24,5 milhões de clientes com acesso à rede de dados, o que é 23% a mais em relação a 2012.

TIM Live

O serviço de acesso residencial de banda larga da TIM chegou ao final do terceiro trimestre com 42,6 mil usuários, contra 26,4 mil no segundo trimestre, e um total de 881 mil domicílios cobertos. A TIM diz ter 48,5% do mercado com velocidades acima de 34 Mbps.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!