Arianespace adianta lançamento do Amazonas 4 para 6 de dezembro

A Arianespace definiu como dia 6 de dezembro a data de lançamento do voo VA216 de seu foguete Ariane 5, que colocará em órbita dois satélites: o Astra 5B, da SES, e o Amazonas 4, da Hispamar.

Notícias relacionadas
O lançamento estava inicialmente programado para meados de dezembro, mas um outro lançamento que deveria antecedê-lo precisou ser atrasado. A Arienespace deveria lançar o observatório espacial Gaia da Agência Espacial Europeia entre novembro e dezembro, mas um problema identificado obrigou a substituição de transponders do observatório. Para permitir testes adicionais da agência europeia, o lançamento do Gaia, que tem como missão fazer um mapeamento 3D das estrelas na Via Láctea, foi postergado para 20 de dezembro.

Pesando 3 toneladas, o Amazonas 4 ocupará a posição  61° W e ampliará a capacidade da Hispamar, joint-venture entre Oi e Hispasat, na América Latina, para serviços de telecomunicações e TV. Já o Astra 5B, da SES, cobrirá a Europa Oriental.

Ambos os satélites e o foguete Ariane 5 já começaram a ser preparados para o lançamento no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!