Arianespace adianta lançamento do Amazonas 4 para 6 de dezembro

A Arianespace definiu como dia 6 de dezembro a data de lançamento do voo VA216 de seu foguete Ariane 5, que colocará em órbita dois satélites: o Astra 5B, da SES, e o Amazonas 4, da Hispamar.

O lançamento estava inicialmente programado para meados de dezembro, mas um outro lançamento que deveria antecedê-lo precisou ser atrasado. A Arienespace deveria lançar o observatório espacial Gaia da Agência Espacial Europeia entre novembro e dezembro, mas um problema identificado obrigou a substituição de transponders do observatório. Para permitir testes adicionais da agência europeia, o lançamento do Gaia, que tem como missão fazer um mapeamento 3D das estrelas na Via Láctea, foi postergado para 20 de dezembro.

Pesando 3 toneladas, o Amazonas 4 ocupará a posição  61° W e ampliará a capacidade da Hispamar, joint-venture entre Oi e Hispasat, na América Latina, para serviços de telecomunicações e TV. Já o Astra 5B, da SES, cobrirá a Europa Oriental.

Ambos os satélites e o foguete Ariane 5 já começaram a ser preparados para o lançamento no Centro Espacial de Kourou, na Guiana Francesa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

I accept the Privacy Policy

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.