Anatel vai priorizar liberação de espectro

A rapidez na oferta de espectro pelo órgão regulador e agilidade nas decisões que afetam os investimentos das empresas são as principais demandas dos operadores, não só no Brasil como na América Latina. A demora da Anatel em liberar novos editais de freqüência represa investimentos. Simone Scholze, superintendente executiva da Anatel, destacou que é prioridade da agência disponibilizar a banda H (mencionada pelo ministro Hélio Costa na abertura da Futurecom) e as faixas de 700 MHz, 450 MHz e 800 MHz de forma mais rápida. A agência está adiantada na análise da procuradoria e com estudos técnicos prontos para a fase de exame do conselho diretor. Segundo Simone, também as faixas de 2,5 GHz e 3,5 GHz estão na fase final para que o conselho diretor defina o processo de licitação. Estes devem ficar prontos este ano para lançamento em 2009. A conselheira Emília Ribeiro e foi mais categórica, afirmando que a licitação poderia acontecer em janeiro ou fevereiro.
Modelo de custos
Outro item que a superintendente aponta como adiantado na análise da agência é o de modelo de custos das operadoras, com a contratação de uma consultoria. Sobre o PGO, Simone disse que o Conselho Consultivo tem condições de terminar a análise da anuência prévia até o dia 3 de novembro e enviar para exame do Ministério das Comunicações no dia 4 de novembro.

Notícias relacionadas
Durante painel sobre regulação na Futurecom, Peter Pitsch, diretor da Intel e ex-FCC contou que a experiência do órgão regulador norte-americano foi bem-sucedida no período de 1981 a l989 quando a agência fragmentou o espectro dividindo por regiões, aumentando a competição e permitindo que mais empresas entrassem nesse mercado. Para ele, o órgão regulador deve ser flexível. "Sem a disponibilidade de espectro de 2,5 GHz, por exemplo, o Brasil perde bilhões em investimentos", disse o executivo. Vale lembrar que no Brasil a faixa de 2,5 GHz está alocada e distribuída, aos operadores de MMDS. O que não há é o sinal verde para uso da tecnologia WiMax nesta faixa.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!