GVT migrará para multimídia e quer parceria com TV paga

A GVT anunciou durante a Futurecom um videofone, carro-chefe de uma família de produtos de nova geração (NGN) destinados, inicialmente, ao mercado corporativo. Para oferecer esses serviços, a operadora começou a instalar uma rede baseada em tecnologia NGN em 2001. A infra-estrutura está pronta em 12 das 55 cidades em que atua. A migração total para multimídia deverá ser feita até o fim de 2003. O videofone, batizado de Jetson, numa referência ao desenho animado futurista da década de 60, será lançado no início de 2003. O objetivo da GVT é vender 5 mil licenças até o final do próximo ano. Do investimento de R$ 960 milhões programados para o período de três anos, a partir de 2000, a tecnologia NGN é responsável por R$ 400 milhões, diz o diretor de marketing da operadora, Rodrigo Dienstmann.
O primeiro servidor (Interactive Multimedia Server), que é uma plataforma de serviços NGN que permite integrar voz, vídeo, grupo de presença, entre outros, será instalado em Curitiba e depois em mais 11 grandes cidades e capitais. A tecnologia é da Nortel, que financia 100% dos investimentos programados no período pela operadora, afirma o diretor de redes NGN da fabricante, Cássio Garcia.
A rede possibilita fazer videoconferência, competindo com os sistemas existentes no mercado a custos menores, garante Dienstmann, embora não revele preços. Segundo o executivo, é possível fazer também parcerias com operadoras de TV paga para o fornecimento conjunto de serviços, que futuramente poderão ser destinados ao mercado residencial. Neste caso, integra-se a infra-estrutura das duas empresas, com os servidores de conteúdo hospedados na rede da GVT, que fica responsável pela distribuição do serviço ao usuário.

Notícias relacionadas
Dienstmann disse que é possível oferecer programação sob demanda e adicionar mais interatividade. A GVT quer conversar com as operadoras de TV para discutir o assunto e, se houver interesse, trabalhar sobre um modelo de negócios.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!