Câmara aprova marco legal de inteligência artificial

O plenário da Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira, 29, o Projeto de Lei 21/2020, que estabelece fundamentos, princípios e diretrizes para o desenvolvimento e aplicação da inteligência artificial no Brasil. O texto aprovado foi um substitutivo apresentado pela deputada Luísa Canziani (PTB-PR) e segue agora para apreciação dos Senadores.

Pela proposta aprovada na Câmara, inteligência artificial é definida como o sistema baseado em processo computacional que, a partir de um conjunto de objetivos definidos por humanos, pode, por meio do processamento de dados e informações, aprender a perceber, interpretar e interagir com o ambiente externo, fazendo predições, recomendações, classificações ou decisões.

O PL aponta que entre os princípios para o desenvolvimento e aplicação da inteligência artificial no Brasil estão a finalidade benéfica, ou seja, os sistemas de inteligência artificial devem buscar resultados benéficos para a humanidade; a centralidade do ser humano, respeitando respeito a dignidade humana, a privacidade, a proteção de dados pessoais e aos direitos fundamentais; e a não discriminação, que significa que os sistemas de IA devem mitigar a possibilidade de uso dos sistemas para fins discriminatórios ilícitos ou abusivos.

Notícias relacionadas

Toda e qualquer adoção de normas que impactem o desenvolvimento e a operação de sistemas de inteligência artificial será precedida por análise de impacto regulatório, conforme previsto nos regramentos existentes.

Adesões e críticas

O substitutivo da deputada Luísa Canziani ganhou apoio das principais associações empresariais do setor de tecnologia, comércio e serviços. Segundo as entidades, a proposta estimula boas práticas sem vedações prévias, propõe princípios e fundamentos, levando a discussão para o nível técnico e contextual de órgãos e agentes regulatórios setoriais.

Por outro lado, a Coalizão Direitos na Rede (CDR), em nota divulgada esta semana, acredita que a regulação de inteligência artificial no Brasil exige um maior aprofundamento e discussão técnica. No entendimento das entidades que integram a rede, é preciso realizar mais audiências públicas para evitar possíveis ameaças e riscos aos direitos fundamentais e humanos da população brasileira. As emendas da oposição ao projeto também foram rejeitadas.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!