TSE e operadoras firmam acordo de zero-rating para eleições

As operadoras de celular concederão tráfego gratuito (zero-rating) para o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante o período eleitoral deste ano. A parceria, firmada durante o Painel Telebrasil 2020 nesta terça-feira, 29, tem como objetivo combater a desinformação (fake news), garantindo ao eleitor acesso gratuito à página do TSE com informações seguras durante o pleito eleitoral.

Segundo o ministro Luis Roberto Barroso, presidente do TSE, foi necessário encontrar um equilíbrio: "A nossa preocupação era encontrar uma forma de combater essa prática sem incorrer em medidas que viessem de alguma forma ocasionar censura".

A iniciativa do TSE também envolveu um diálogo com as plataformas de mídias sociais. "Nós entramos em contato com as mídias sociais para implementarem ferramentas que inibam a atuação de robôs e de conteúdos desinformativos", disse o presidente do TSE.

Notícias relacionadas

Outra ação ainda dentro do leque de medidas para combater a desinformação durante o período eleitoral foi a parceria que o TSE fez com agências de checagem para que estas realizem a conferência de conteúdos com características de fake news. O produto final dessa verificação é uma página montada no site do TSE para publicar noticias comprovando a verdade sobre aquelas noticias, que a parceria com a Conexis (novo nome do SindiTelebrasil) garantirá acesso gratuito dos clientes de telefonia móvel.

Conectividade móvel

Luis Barroso lembrou que a parceria com as operadoras de telecomunicações é oportuna porque muitos dos eleitores brasileiros possuem acesso por meio de celular com pacotes de dados limitados. "Sem dúvidas, essa iniciativa vai facilitar o acesso desses eleitores a esta página. Portanto o acordo que estamos firmando hoje é para permitir que a população acesse o site da justiça eleitoral gratuitamente para ter acesso a uma fonte genuína de noticias", afirmou o ministro.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!