Entidade que representa as principais operadoras de telecom do mercado brasileiro, o SindiTelebrasil anunciou nesta terça-feira, 29, um novo nome para a associação: Conexis. A revelação foi realizada durante o último dia do Painel Telebrasil 2020.
Fruto de um trabalho de meses, a nova marca é considerada pela entidade como "mais moderna, atual e em sintonia com a realidade". Também nesta terça-feira, o CEO da Oi, Rodrigo Abreu, foi anunciado como novo presidente da Conexis durante o próximo ano. O executivo substituiu Luiz Alexandre Garcia, da Algar, que esteve no comando da associação pelos últimos cinco anos.
Durante a transferência do cargo, Abreu apresentou algumas das prioridades da Conexis durante os próximos meses:
- a licitação de frequências 5G
- o destravamento de fundos setoriais, "que se mostraram mais necessários do que nunca durante a pandemia"
- fazer com que a Lei das Antenas vire realidade
- a continuidade da evolução do marco regulatório, com detalhes da metodologia de migração das concessões para autorizações
- uma reforma tributária que simplifique a carga do setor e desonere Internet das Coisas (IoT).
Na ocasião, o ex-presidente Luiz Alexandre Garcia também fez um balanço sobre a atuação recente da entidade. Segundo ele, a cadeia atravessou uma "evolução tremenda" nos últimos anos, marcada sobretudo pelo reconhecimento da essencialidade do setor durante o período de pandemia de covid-19.