Presidente da TIM propõe aposta no OpenRAN para Brasil virar referência no 5G

CEO da TIM, Pietro Labriola, fala durante o Painel Telebrasil 2020

O presidente da TIM, Pietro Labriola, propõe que o Brasil deveria apostar no modelo de virtualização de redes de acesso abertas, o OpenRAN. Na opinião do executivo, isso permitiria ao País se tornar uma espécie de referência, conseguindo recuperar o que ele afirma ser um atraso na implantação do 5G e assumindo uma posição de destaque no cenário mundial da tecnologia.

"O atraso do 5G talvez possa virar uma oportunidade para todos nós, no sentido do novo standard que está aparecendo, o OpenRAN", declarou Labriola durante apresentação no último dia do Painel Telebrasil 2020, nesta terça-feira, 29. "Poderíamos abraçar [a tecnologia] e nos tornar o primeiro país a adotá-la."

Segundo explica o presidente da TIM, o OpenRAN permite escolher fornecedores diferentes para a tecnologia da rede de acesso, em especial no 5G. "Está aparecendo muitos outros parceiros e indústrias de tecnologia que vão fornecer esse serviço. Vamos avaliar a possibilidade de abrir para a OpenRAN e virar um laboratório do mundo, atraindo investimento e pesquisa para essa tecnologia, fazendo um 'leap frog', um salto para nós ficarmos à frente dos outros, transformando o Brasil no país mais avançado no 5G", destacou. 

Notícias relacionadas

Labriola diz que sabe que a proposta é uma "provocação" para o setor de telecomunicações, mas justifica que tomar o risco pode permitir "transformar um atraso em maior sucesso". 

Apoio

Em linha com o que o presidente da TIM, o superintendente de Controle de Obrigações (e ex-conselheiro substituto) da Anatel, Carlos Baigorri, acredita que a tecnologia de redes de acesso abertas OpenRAN é a chave para que o Brasil possa reduzir custos de implantação da infraestrutura, enquanto assume posição de liderança no 5G. "Esse atraso [no 5G] tem esse lado positivo: o Brasil pode ser celeiro da aposta para  OpenRAN", colocou Baigorri durante workshop no evento no final da manhã desta terça-feira. Na opinião dele, esse tipo de cooperação com OTTs na infraestrutura é o que poderá levar à maior inovação no mercado de telecomunicações.

Conforme declarou em sua apresentação o CEO da Nokia do Brasil, Luiz Tonisi, apesar de ser uma fornecedora tradicional de telecomunicações, a finlandesa integra as entidades Open RAN Policy e Open RAN Alliance. "Tudo o que estivermos produzindo a partir do próximo ano já será OpenRAN 'ready', o que vai permitir ter uma rede dedicada e manter o nível de segurança". Para Tonisi, a tecnologia será "provavelmente uma plataforma de desenvolvimento do 5G brasileiro".

Huawei

O OpenRAN já é adotado em algumas operações, como da operadora Rakuten no Japão, além de vários testes com outras empresas pelo mundo. No Brasil, além da própria TIM, a Vivo havia anunciado piloto com a tecnologia. 

Mas é importante lembrar que, além de supostos benefícios tecnológicos, o padrão de rede virtualizada aberta é também uma das bandeiras dos Estados Unidos para contra-atacar a China, em especial a Huawei, no 5G. Ainda neste mês de setembro, o órgão regulador Federal Communications Commission (FCC) anunciou um programa para incentivar o OpenRAN, já que a novidade pode permitir maior participação de empresas de software norte-americanas como fornecedores, retomando o espaço perdido no mercado de fornecedores de telecomunicações.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!