Facebook quer ambiente regulatório flexível para 5G e WiFi 6E no Brasil

Ana Luiza Valadares, head de políticas de conectividade do Facebook Brasil

Para o Facebook, embora o Brasil não traga desafios tão severos quanto os presentes na África, levar a Internet para desconectados ou melhorar melhor conectividade para quem não tem acesso efetivo   à banda larga é uma das metas no País. Isso seria possível com a chegada do 5G e sua complementação, o WiFi 6E, conforme reiterou a head de políticas de conectividade e acesso do Facebook Brasil, Ana Luiza Valadares, no último dia do Painel Telebrasil 2020, nesta terça-feira, 29.

"Para nós é muito importante ter um ambiente regulatório mais flexível para habilitar novas idéias e modelos de negócios. Somos grandes fãs e depositamos muita confiança no 5G no Brasil, achamos que vai contribuir muito para melhorar a conectividade. Mas esperamos a complementação desta tecnologia com outra que viabilizem uma conectividade ubíqua e acessível para todos os usuários", declarou a executiva. 

Segundo a representante da gigante de tecnologia, cada tipo de acesso – satéliteWi-Fi, celular ou fixo – terá um papel em conjunto com as políticas públicas. Mas no caso específico do uso de radiofrequências não licenciadas, o Facebook entende que é uma oportunidade para, em parceria com operadoras, promover a universalização do acesso à banda larga e a introdução de tecnologias como realidade virtual e aumentada por meio das conexões 5G e WiFi 6E. 

Notícias relacionadas

Para a diretora, apesar de o Facebook ser agnóstico tecnologicamente, o WiFi 6E é um foco, com parcerias para implantação de redes e produtos já a partir de 2021. Por isso mesmo, a empresa acredita que a liberação de toda a  banda de 6 GHz para o WiFi6E será muito importante para o Brasil.

"É importante uma política pública de espectro que permita que as operadoras de diferentes portes consigam entrar e participar do mercado. Somos esperançosos em modelos cooperativos, como rede neutra e compartilhamento de rede ativa ou passiva, porque não vemos sentido na duplicidade de infraestrutura nessas áreas", destaca Valadares. 

A diretora defendeu ainda a desregulamentação do setor de telecomunicações, a redução da carga tributária, especialmente das VSATs, e a regulamentação de sanboxes regulatórios específicos para projetos de conectividade.

OTTs

As empresas over-the-top (OTTs) têm cada vez mais promovido iniciativas de promoção de conectividade, incluindo no ambiente regulatório. Além do interesse óbvio de aumentar a quantidade de usuários, estas empresas buscam fomentar projetos de telecomunicações com novos modelos de negócios. No caso da companhia de Mark Zuckerberg, a criação do Telecom Infra Project representou um passo além, com projetos com mais de 300 empresas, incluindo várias operadoras como TIM, Vivo e Vodafone, além de iniciativas com prestadoras de pequeno porte com adoção de solução de core de rede Magma.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!