Publicidade
Início Newsletter Tanure diz não haver guerra com diretoria da Oi, mas não nega...

Tanure diz não haver guerra com diretoria da Oi, mas não nega proposta que consumiria caixa da companhia

O grupo liderado pelo empresário Nelson Tanure negou nesta sexta, dia 28, informações de que haveria uma “guerra” entre a diretoria da Oi e o conselho de administração. Sem citar, a nota oficial possivelmente se refere à reportagem do jornal Valor Econômico que trás esta informação.

O grupo aproveitou a nota ainda para afirmar que é favorável a uma proposta de aumento de capital da companhia no valor de R$ 7,1 bilhões a serem subscritas pelos bondholders, com diluição dos acionistas.

Mas a nota não nega a informação mais relevante da reportagem do Valor: a de que a Oi teria que usar recursos de caixa para garantir a remuneração desse aumento de capital antes mesmo que ele aconteça, a taxas que variam de 6,5% a 8%, e podendo chegar a mais de 12% caso não haja homologação pela Vara de Falências. O Valor afirma ainda que apenas metade do montante previsto na capitalização seria efetivamente garantido pelos bondholders. Sobre estes detalhes da proposta, que teria sido a razão de um embate direto com a diretoria estatutária da empresa, a nota distribuída por Nelson Tanure manifesta apenas “perplexidade diante da quebra do dever fiduciário por parte de quem vazou à imprensa documento sigiloso da Companhia”. Esta é, contudo, a questão mais relevante no momento e o fato que fez com que a Anatel tenha emitido uma nota oficial, apontando “conflitos de interesse”.

Notícias relacionadas

A agência está especialmente preocupada com a possibilidade de deterioração do caixa da empresa caso haja medidas para compensar acionistas ou credores, razão pela qual inclusive a possibilidade de intervenção voltou a ser considerada por alguns conselheiros. A intervenção, ainda que mais suscetível a uma guerra judicial imediata, tem o poder de blindar a empresa de seus acionistas, ao passo que durante o processo de caducidade a companhia continua sujeita às deliberações de seu conselho de administração, hoje controlado por Tanure e pela Pharol.

Confirma a íntegra da nota distribuída pela assessoria do grupo de Nelson Tanure:

  1. O Société Mondiale tem contribuído para aproximar credores da Companhia com o objetivo de aprovar o plano. Evidência do apoio ao interesse maior da Companhia é que o Société está favorável ao aumento de capital de R$ 7,1 bilhões, a ser subscrito pelos bondholders, diluindo acionistas, inclusive o próprio Société Mondiale. Reafirmamos também a intenção de realizar um vultoso aporte de capital a ser subscrito por acionistas. Prova do zelo do Société Mondiale em favor do caixa, da solidez financeira da Oi e da preservação dos serviços prestados pela operadora aos mais de 60 milhões de clientes.
  2. Não há guerra entre a diretoria e o Conselho de Administração.
  3. Não há um plano do empresário Nelson Tanure e outro da Oi. Existe apenas um plano, que vem sendo discutido com transparência entre os diversos players. As negociações com credores têm avançado de forma expressiva, a contragosto de grupos contrários ao sucesso da recuperação judicial e interessados em intervenção do governo na Companhia.
  4. G5 e Moelis jamais solicitaram reunião com o Société Mondiale. Foram recebidos inúmeras vezes pela Companhia, e o Société nunca se opôs. Apresentaram um plano que incluía haircut dos créditos de bancos brasileiros, mas não assinaram sequer um acordo de confidencialidade para iniciar as negociações com a Companhia. São grupos de adesão voluntária, sem o poder de decisão para implementar aquilo que declaram.
  5. Por fim, o manifestamos a sua perplexidade diante da quebra do dever fiduciário por parte de quem vazou à imprensa documento sigiloso da Companhia.

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile