Professores usam mais a Internet móvel, mas acesso ainda tem dificuldade de chegar à sala de aula

Cresceu de 66% para 85% a quantidade de professores que utilizaram celular para acessar a Internet de 2014 para 2015, segundo dados da pesquisa TIC Educação divulgada nesta quinta, 29, pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br), por meio do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br) do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br). Assim, 39% dos docentes passaram a usar o dispositivo móvel para realizar alguma atividade com alunos. No recorte por escolas públicas e privadas, o percentual foi de 36% e 46%, respectivamente. Da parte dos estudantes, também houve aumento no uso de celular: de 72% para 78%.

A pesquisa diz ainda que 46% dos professores levaram o próprio computador portátil para a escola para realizar atividades de gestão escolar e pedagógicas. O tablet foi o equipamento escolhido por 14% dos entrevistados.

A TIC Educação diz que 73% dos professores utilizaram Internet em ao menos uma das atividades com aluno (70% entre docentes de escolas públicas e 84% em escolas privadas). Nesse universo de escolas públicas, 35% dos professores utilizaram a Internet o laboratório de informática, enquanto 23% usaram na sala de aula. Nas escolas privadas, invertem-se as proporções: 50% na sala de aula e 29% no laboratório de informática.

Em 2015, 93% das escolas públicas em áreas urbanas possuíam acesso à Internet. Mas a conexão só chega à sala de aula em 43% das escolas públicas e 72% das privadas. O uso do Wi-Fi está presente em 84% das instituições públicas e 94% das privadas, embora apenas 22% das públicas permitam o uso pelos alunos, enquanto 62% restrigem acesso. Nas escolas privadas, os percentuais de Wi-Fi são de 35% e 58%, respectivamente.

A pesquisa foi realizada entre os meses de setembro e dezembro de 2015. As entrevistas foram feitas com 898 diretores, 861 coordenadores pedagógicos, 1.631 professores e 9.213 alunos de escolas públicas e privadas do ensino fundamental e médio e em áreas urbanas.

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