Demissões na Nokia sobem para 7,5 mil com nova reestruturação

A Nokia anunciou uma nova reestruturação que deve resultar, segundo suas próprias estimativas, na demissão de aproximadamente mais 3,5 mil pessoas em todo o mundo até o fim de 2012. Esses cortes são adicionais aos 4 mil anunciados em abril. A nova reestruturação está relacionada à estratégia de fabricação de telefones celulares e à consolidação da Navteq com a área de serviços de localização.

Notícias relacionadas
A empresa pretende fechar até o fim deste ano a sua fábrica na Romênia. A produção que hoje é feita lá, que consiste basicamente em feature phones, será remanejada para a Ásia, onde terá ganhos de escala e ficará mais próxima de seu mercado consumidor, economizando em logística. Paralelamente, a Nokia informou que está revendo o papel desempenhado pelas fábricas da Finlândia, do México e da Hungria. Elas continuarão servindo aos mercados europeu e norte-americano com smartphones, mas a ideia é que gradativamente mudem seu foco para a customização de softwares e de embalagens. Nestes casos os cortes começarão apenas em 2012, mas antes a Nokia pretende se reunir com representantes dos empregados e com seus executivos nesses países. Não foi mencionada nenhuma mudança nas operações no Brasil, onde a Nokia mantém uma fábrica em Manaus.

A outra ação consiste na criação de uma área interna da Nokia dedicada a serviços de localização e comércio, a partir de uma consolidação das operações da Navteq e da equipe dedicada a serviços sociais de localização. A nova área, batizada de "Location & Commerce" terá escritórios em Berlim, Boston e Chicago. Em contrapartida, serão encerradas as operações em Bonn, na Alemanha, e em Malvern, nos EUA.

A reestruturação em sua cadeia de produção deve gerar 2,2 mil cortes. Na área de serviços de localização serão outros 1,3 mil. As demissões devem acontecer até o fim de 2012. Em comunicado oficial, o presidente da Nokia, Stephen Elop, disse o seguinte: "Precisamos tomar passos dolorosos mas necessários para alinhar nossa força de trabalho e operação ao nosso caminho futuro". A empresa promete oferecer suporte aos demitidos.

Análise

Em abril a Nokia anunciou um primeiro corte de 4 mil funcionários até o fim de 2012, a maioria na Finlândia, Reino Unido e Dinamarca. O objetivo é reduzir custos, gerando uma economia de 1 bilhão de euros até o fim de 2013. Com o comunicado desta quinta-feira serão portanto 7,5 mil empregados demitidos.

Os cortes da Nokia são um reflexo da perda de market share da fabricante finlandesa. A empresa, que no passado chegou a dominar 40% do mercado mundial, respondeu por 22,8% das vendas no segundo trimestre deste ano, segundo dados do Gartner. A Nokia ainda é a líder mundial, mas sua posição está ameaçada pela Samsung, que, por sinal, já lhe tomou o primeiro lugar em alguns mercados relevantes, como o Brasil.

No segmento de smartphones, no qual a margem de lucro é maior, a Nokia tampouco está se saindo bem, em razão de ter permanecido por muito tempo apostando em seu sistema operacional próprio, o Symbian, e na demora em reagir adequadamente às propostas de Apple e Google. Sua esperança agora reside na adoção do Windows Phone, cujos primeiros modelos a Nokia deve lançar no fim deste ano.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!