Consumidores querem mais privacidade em seus smartphones, aponta pesquisa da GSMA

Os usuários de smartphones querem ter mais informações e controle sobre quando e quais de seus dados pessoais de localização e navegação são compartilhados com terceiros. Essa é uma das conclusões de uma pesquisa realizada pela GSM Association (GSMA) com 4,12 mil pessoas no Reino Unido, Espanha e Cingapura. Ou seja, em uma época em que empresas de mobile advertising se entusiasmam com a possibilidade de enviar anúncios segmentados, levando em conta histórico de navegação das pessoas e até mesmo a localização delas, é preciso tomar cuidado para não irritar os consumidores.

Notícias relacionadas

Do total de entrevistados, 89% disseram considerar importante ter a opção de dar ou não a permissão para uso, por terceiros, de suas informações pessoais coletadas a partir de seus telefones móveis. 84% gostariam de poder escolher se querem ou não receber, em seus celulares, propaganda direcionada a partir de seu histórico de navegação e ter o direito de ligar ou desligar isso a qualquer momento. 79% disseram o mesmo no que diz respeito a propaganda enviada com base em sua localização.


A GSMA mediu a aceitação do público para algumas possíveis soluções para o problema. A mais bem aprovada, que agradou a 52% dos entrevistados, foi  a ideia de adotar um ícone de privacidade em websites e aplicativos informando como seus dados pessoais serão usados.

Operadoras

A pesquisa também perguntou quem os consumidores responsabilizariam caso julgassem que os dados de seus telefones celulares foram invadidos. A figura da operadora móvel veio em primeiro lugar (69%); depois, o desenvolvedor do aplicativo (48%); a loja de aplicativos (45%); o próprio usuário (38%); a agência reguladora (35%); o fabricante do aparelho (25%); e o governo (22%). Era permitido apontar mais de um culpado.
É interessante notar que mesmo no atual cenário em que as teles perdem gradativamente sua importância na experiência do usuário com seus telefones móveis, que é cada dia mais controlada pelos sistemas operacionais e pelos fabricantes de terminais, as operadoras ainda correm o risco de levar a culpa se os dados pessoais do consumidor forem roubados.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!