A Research in Motion (RIM) está trazendo ao país um novo modelo do smartphone BlackBerry com o intuito de conquistar também as pequenas e médias empresas, os jovens e demais públicos "desengravatados". Trata-se do Blackberry Curve 8520, que tem como principal diferencial o preço mais acessível e uma série de recursos multimídia exclusivos. A novidade foi anunciada pela RIM nesta terça-feira, 29, juntamente com a Vivo, operadora que detém a exclusividade do lançamento e da venda do smartphone nos próximos 30 dias. "Há cerca de um ano, 60% das pessoas que adquirem BlackBerry são usuários finais", explicou Adriano Lino, gerente de inteligência de mercado da RIM, que pretende crescer e obter penetração ainda maior nesse público e reverter o 'estigma' de fabricante de smartphones apenas para usuários corporativos. Segundo dados da Vivo, 80% dos usuários de smartphones no Brasil são homens, na faixa dos 36 anos, pertencentes às classes A e B.
Estratégia
Se para a RIM o novo smartphone representa uma nova estratégia para conquistar novos públicos, para a Vivo significa a oportunidade de estimular sua base de assinantes a substituir seus handsets por smartphones e de focar cada vez mais em serviços de dados. Para Paulo César Teixeira, vice-presidente executivo de operações da Vivo, no último trimestre a participação dos serviços de dados na receita da Vivo foi de 12,6%, com um crescimento médio anual dessa área de 30%. "Temos clientes que geram alto volume de voz e que poderiam perfeitamente ter planos de dados até pelo mesmo valor que gastam mensalmente. O que estamos fazendo é incentivar os nossos e os outros clientes, de outras operadoras, a ingressar nesse novo mundo dos dados", diz.
Esse incentivo da Vivo se dará por meio de um subsídio do novo aparelho. O preço médio de um Blackberry, superior a R$ 1 mil, neste caso variará de R$ 49 a R$ 499, dependendo do plano de voz e dados contratado pelo cliente da Vivo. A RIM e a Vivo também lançaram um plano de dados denominado Biz Light, de custo mais acessível (R$ 49,90) e direcionado aos clientes pessoa física que possuem alta demanda por dados
Funcionalidades
Algumas funções do novo BlackBerry Curve 8520 são fruto de pesquisas encomendadas junto ao mercado. Segundo esses levantamentos, o atual consumidor quer ter acesso, em um mesmo aparelho, a e-mail, SMS/MMS, instant messaging e redes sociais. Por conta disso, segundo Adriano Lino, o novo handset conta com boa usabilidade de recursos de comunicação, além de trackpad sensível ao toque e é o primeiro BlackBerry a ter teclas exclusivas para controle de recursos multimídia localizadas na parte superior do aparelho e integradas de modo a oferecer aos usuários controles de áudio e vídeo rápidos e fáceis de acessar. O aparelho também conta com câmera de vídeo de 2 megapixels e memória expansível por meio de cartão de até 16 Gb.
'Smarts' em alta
O executivo da Vivo ressaltou o momento antagônico pelo qual atravessam os mercados de smartphones e de celulares comuns, em particular no Brasil. Segundo ele, o segmento de 'celulares inteligentes' cresce a um ritmo médio de 20%, enquanto o de celulares convencionais cai 4%. "Achamos que o crescimento do mercado de smartphones no Brasil será maior ainda, da ordem de 30% e que a queda na venda de celulares no país será maior que a média mundial", comemora.
Produção local
Mesmo diante do crescimento acima da média do mercado de smartphones no país, a RIM mantém a cautela e não anuncia se pretende inaugurar a oitava unidade de produção do BlackBerry em terras brasileiras. Porém Joseph Low, vice-presidente de vendas da RIM, revela que a empresa canadense não descarta essa possibilidade. "Esse grande crescimento dos telefones inteligentes é mundial, mas a América Latina tem merecido nossa atenção e tem chances de receber alguma fábrica no futuro, até para ganharmos ainda mais agressividade no preço final dos aparelhos", diz.