Publicidade
Início Newsletter Itália define condições para participar de oferta por rede fixa do Grupo...

Itália define condições para participar de oferta por rede fixa do Grupo TIM

Foto: Consiglio dei Ministri

O Conselho de Ministros da Itália (órgão executivo central do governo italiano) aprovou na última segunda-feira, 28, um decreto com condições para participação governamental na oferta pela rede fixa do Grupo TIM no país, ao lado do fundo KKR.

A operadora europeia (controladora da TIM Brasil) está planejando a cisão de sua infraestrutura em uma nova companhia – a NetCo – e tem negociações exclusivas em curso ao lado do fundo de investimentos norte-americano; por sua vez, o KKR e o governo da Itália firmaram no começo do mês acordo para atuação conjunta no negócio.

Neste sentido, o decreto aprovado pelo Conselho de Ministros do país autoriza formalmente a participação governamental na oferta, disponibilizando cobertura de até 2,2 bilhões de euros para compra de fatia minoritária na NetCo. Uma participação de até 20% está sendo vislumbrada pelo governo liderado por Giorgia Meloni.

Notícias relacionadas

Ministro da Economia e Finanças da Itália, Giancarlo Giorgetti afirmou, ao comentar o decreto, que a fatia seria suficiente para o governo assegurar o exercício de poderes especiais sobre a infraestrutura a ser cindida do Grupo TIM, sobretudo no que tange a segurança nacional. A rede de fibra também foi classificada como crucial para o futuro do país.

“Esperamos que com essa ação possamos de alguma forma fornecer um quadro estável e definitivo para um assunto que há muito tempo tem enfrentado uma situação de impasse, e que nos próximos meses poderá ter uma solução definitiva”, afirmou Giorgetti, em coletiva após a reunião do Conselho de Ministros.

Há expectativa que uma oferta vinculante pela NetCo liderada pela KKR e com participação da gestão italiana seja apresentada ao Grupo TIM no final de setembro. Com o negócio, a gigante de telecomunicações tentará reduzir seu endividamento.

SEM COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Sair da versão mobile