PGR discutiu segurança de redes 5G com governo australiano e FBI

A avaliação de riscos de segurança em redes 5G foi tema de duas reuniões realizadas pela Secretaria de Cooperação Internacional da Procuradoria-Geral da República (SCI/PGR) ao lado do FBI, dos Estados Unidos, e de delegação do governo australiano.

Ambos os encontros ocorreram na última terça-feira, 27. Segundo comunicado, "as duas delegações falaram sobre os riscos envolvidos à segurança nacional, que devem ser avaliados juntamente com as análises dos custos econômicos". Plataformas sociais e regulações sobre dados encriptados, espionagem e interferência tecnológica estrangeira também estiveram em pauta, informou a PGR. Os representantes do FBI ainda teriam destacado a complexidade e a interoperabilidade das redes de quinta geração.

Pelo governo australiano, compareceram membros do Departamento de Assuntos Internos do país. Assim como os Estados Unidos, a Austrália tem dificultado a atuação de fornecedoras chinesas em seu território, tendo proibido a participação da Huawei e da ZTE em redes 5G am agosto de 2018. Decisão semelhante foi efetivamente tomada pelo governo norte-americano em maio deste ano, ainda que acusações de espionagem feitas contra as empresas asiáticas careçam de comprovação.

Notícias relacionadas

Após os encontros, o secretário adjunto da SCI, Carlos Bruno Ferreira, afirmou que "é necessário conhecer as experiências de outros países na matéria, já que os órgãos de segurança e inteligência, e também o Congresso brasileiro, estão atentos e abertos a adotar regulações modernas para este desafio contemporâneo".

Ferreira também informou manifestação do governo brasileiro ao Conselho da Europa para adesão na Convenção de Budapeste. Criada em 2001, a convenção internacional sobre cibercrime busca estratégias conjuntas entre países membros para a tipificação e o enfrentamento de crimes praticados na Internet e atualmente conta com mais de 60 signatários. A adesão vem sendo pleiteada pelo Ministério Público Federal (MPF) há anos.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui
Captcha verification failed!
CAPTCHA user score failed. Please contact us!